Bolo de amêndoas da Ada Boni e o Piccolo talismano della felicità

por Cozinha da Márcia

Tirei a receita do Bolo de amêndoas da Ada Boni de uma jóia, e também um dos livros mais populares de receitas italianas. O livro chama-se  Il talismano della felicità. Em português o seu nome é bem sugestivo –  o talismã da felicidade. Embora tenha sido publicado pela primeira vez em 1937,  ele ainda é reeditado atualmente.  E, é lá que podemos encontrar muitas das receitas que gostamos da culinária italiana.

Assim, para aproveitar a popularidade do primeiro livro, publicaram alguns anos mais tarde uma versão mais compacta do Talismano.  A sua autora, Ada Boni, é até hoje referência para as receitas italianas preparadas em casa. O título do novo livro não poderia ser outro:  Il piccolo talismano della felicità – O pequeno talismã da felicidade. Esse é o livro que eu uso com mais frequência. A minha edição está na foto abaixo, foi comprada de segunda mão no site da Estante Virtual.

Um dos livros mais tradicionais

Para quem quer saber mais sobre a cozinha italiana recomendo começar pelos clássicos, além do Il talismano della felicittà, existe um outro livro igualmente popular. Publicado quarenta anos antes, e escrito por Pellegrino Artusi, o livro é normalmente conhecido apenas como o Artusi. Mas o seu título completo é La scienza in cucina e l’arte di mangiar bene – A ciência na cozinha e a arte de comer bem.

Artusi se propôs reunir em um só livro as receitas que julgou melhor representar o novo país, a Itália. Embora a proposta fosse, e ainda é muito difícil devido à enorme riqueza cultural regional italiana. Riqueza esta que também se traduz na culinária.

A Itália havia sido unificada em 1870, após longos anos de guerra, e cada região tinha e ainda tem dialetos e língua próprios, e portanto também uma riquíssima expressão cultural regionalizada.

A sua proposta foi cumprida com muita graça, o livro é agradável de ler, e além das receitas tem muitas histórias pessoais sobre os pratos que comeu e gente que conheceu.

www.cozinhadamarcia.com.brUm outro livro de receitas italianas

Um outro livro também muito popular, e também publicado até hoje, é Il cucchiaio d’argento – A colher de prata, a sua primeira edição é de 195. Além de incluir receitas regionais também oferece um panorama bem completo da comida na Itália e de outros países.

Esses livros foram importantes na difusão da culinária italiana pelo mundo. Tanto durante as grandes emigrações para as Américas ao final do século XIX e  começo do século XX, como durante os anos 50 e 60, quando as pizzarias entraram na moda.  Cada grupo ou família de emigrantes levava para os novos países para onde se transferiam um dos três livros.

Na foto a capa do  Il piccolo talismano aqui de casa. Foi comprado Comprei no site de livros usados Estante Virtual.

A receita a seguir é de um bolo de amêndoas foi adaptada do livro de cozinha italiana Il piccolo talismano della felicità

Mas, vamos ao Bolo de amêndoas com cobertura de chocolate e hibiscos!

Veja também a receita da cobertura de chocolate preparada com chá de hibiscos. A receita é vegana.

Você também pode gostar