Bolo de chocolate suflê no forno micro-ondas

por Cozinha da Márcia

Prepare um bolo de chocolate no forno micro-ondas com textura macia como um suflê e com sabor forte de chocolate, e ainda fica pronto em três minutos tem textura macia. E a receita tem ainda um sabor de laranja suave que é acrescentado à massa quase como um ingrediente secreto.  Essa sabor vem do licor Cointreau. Como acontece com receitas com cacau e  chocolate, sabores extras principalmente o da laranja valorizam o sabor do chocolate.

Antes de assar o bolo de chocolate suflê a massa foi dividida dois refratários de porcelana. Assim, quando e se servidos na sobremesa eles podem ser distribuídos um em cada pontada mesa. A divisão da massa em duas formas ainda reduz o tempo de forno, no caso do micro-ondas.

Como servir os bolinhos

E ainda tem mais uma surpresa para ser preparada  antes de servir cada um dos bolinhos,  cubra cada um com uma camada de açúcar de confeiteiro. Em seguida queime o açúcar com ajuda de um maçarico até ficar caramelado.  Por isso, o resultado é um bolo de chocolate coberto com uma casquinha fina de caramelo. Além de um charme especial, a casquinha fica crocante e valoriza a maciez do bolo.

Apesar da quantidade de chocolate, esse bolo utiliza cacau em pó no lugar de chocolate em pó, ele não tem um sabor muito carregado. Eu gosto mais usar cacau em pó nas receitas da Cozinha da Marcia, ou chocolate amargo em barra.

Clique para ver mais receitas com chocolate

Pequenos detalhes da receita

Junto com o fermento em pó a receita utiliza um pouquinho de bicarbonato de sódio, o que o deixa a massa mais leve. Cada bolo é assado dentro de um refratário por apenas três minutos. É bem rápido!

Última recomendação! Não deixe de usar o fermento e o bicarbonato juntos nessa receita. Uma vez que quando juntos os dois aumentam tanto a quantidade como o tamanho das bolhas de ar na massa.

Veja mais uma receita no forno de micro-ondas da Cozinha da Marcia – Pudim de chocolate com nutella

O forno micro-ondas é pouco usado para assar bolos por que não cria uma casquinha crocante.

Conheça a história do forno de micro-ondas

Bolo de chocolate suflê no forno de micro-ondas

Bolo suflê de chocolate no micro-ondas

Bolo de chocolate suflê assado o forno de micro-ondas tem textura macia e sabor forte de chocolate, e ainda fica pronto em três minutos Artigos Bolo para sobremesa Comida caseira Imprimir
Porções: 8 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 ovo médio
  • 3 colheres de sopa (25 g) de óleo vegetal
  • 1 / 2 xícara (85 g) de iogurte
  • 1 / 2 xícara (60 g) de açúcar
  • 3 colheres de sopa (30 g) de cacau em pó
  • 1 / 2 xícara (50 g) farinha de trigo
  • 1 /2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 / 4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de licor Cointreau, que é de laranja ou se quiser Sambuca que é um licor de anis
  • 4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Instruções

Unte duas formas de porcelana ou refratárias com muito pouco óleo. Utilizei duas formas dessas para suflê, de porcelana e com o fundo reto, e do mesmo tamanho, 12 centímetros de diâmetro.

O bolo da foto foi misturado à mão com um batedor de arame.

Em uma tigela de tamanho médio, junte a farinha, o fermento e o bicarbonato. Misture um pouco para espalhar o fermento e o bicarbonato na farinha de trigo.

Em outra tigela, também de tamanho médio, bata a massa com o auxílio de um batedor de arame. Primeiro coloque o ovo, e bata até misturar a clara e a gema. Em seguida, acrescente o óleo, e o açúcar. Misture mais um pouco, e sem parar de mexer junte o iogurte. Quando a massa estiver homogênea, coloque o cacau em pó aos poucos sem parar de mexer. Se não faz uma poeirada.

Bata até o cacau em pó estar incorporado à massa. Junte o licor escolhido. Misture até este ser totalmente absorvido na massa. Por fim, junte a farinha misturada com o fermento e o bicarbonato.

O preparo desse bolo não demora mais do que dez minutos, do começo até estar pronto. Para acelerar o processo separe e meça cada ingrediente antes de começar a massa.

Divida a massa nos dois refratários – mas preste atenção, por que se a massa ultrapassar a metade da altura da forma , o bolo corre o risco de transbordar.

Coloque um bolo de cada vez no forno de micro-ondas por dois minutos e trinta segundos. Deixe o bolo por mais meio minuto no micro-ondas só para a massa estabilizar. Retire do forno.

Como cada forno de micro-ondas é diferente, observe se o bolo ficou muito seco, e se for o caso, diminua o tempo de cozimento em trinta segundos. E, caso contrário, se este primeiro bolo ficar muito macio e meio cru no centro, devolva-o ao micro-ondas, e asse por por mais trinta segundos.

Solte os bolos das formas ainda mornos, quase frios. Cubra a parte de cima de cada bolo com duas colheres de sopa de açúcar de confeiteiro. Se tiver um maçarico, queime o açúcar até uma parte ficar caramelizada. Ou, se o seu forno tiver na parte de cima um gril, coloque os bolos cobertos de açúcar bem próximos para ficarem dourados.

Olha o truque

O bolo pode ser guardado na geladeira de um dia para o outro. No entanto, recomendo aquecer o bolo por vinte segundos, apenas para tirar o frio em excesso. Em seguida, cubra com o açúcar de confeiteiro de acordo com as instruções na receita.

Você também pode gostar