Mês das crianças: Bolo de chocolate no micro-ondas macio como um suflê

por Cozinha da Márcia

Prepare o bolo de chocolate no micro-ondas com a textura macia como a de um suflê, e com bastante chocolate. E esta receita, em especial, tem um sabor suave de laranja que foi acrescentado à massa quase como um ingrediente secreto.  Essa sabor vem do licor de laranja, pode ser o francês Cointreau, ou qualquer outra marca. Tem o Curaçao de cor branca, e certamente você pode encontrar algum outro preparado com laranjas orgânicas.

Sabores como o da laranja combinam muito bem com o chocolate, e podem ser acrescentados em qualquer receita de bolo ou pudim. Repare como os chocolates meio amargos ou amargos são levemente ácidos, e é por isso que combinam não só com a laranja, mas também com o damasco, o tamarindo, e a framboesa.

Como os bolos assados no forno de micro-ondas não criam uma casquinha crocante, você pode cubri-lo com uma camada de caramelo. Essa cobertura pode ser feita de duas maneiras. Para quem tiver um maçarico de cozinha em casa é só cobrir o bolo depois de frio com uma camada de açúcar e queimá-la.  Ou, então, prepare uma calda de caramelo bem durinha e espalhe-a sobre o bolo já frio. Eu explico com mais detalhes na receita.

Pequenos detalhes que ajudam no resultado final do bolo de chocolate no forno micro-ondas:

– Cada bolo é assado por apenas três minutos. É bem rápido!

– Quer mudar um pouco o sabor do bolo? Acrescente uma colher de sopa de creme de amendoim ou creme de avelãs na massa.

– Última recomendação! Não deixe de usar o fermento e o bicarbonato juntos nessa receita. Uma vez que os dois juntos aumentam tanto a quantidade como o tamanho das bolhas de ar na massa.

Bolo de chocolate no micro-ondas. Foto:Marcia Zoladz

Bolo suflê de chocolate no micro-ondas

Imprimir
Porções: 8 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 ovo médio
  • 3 colheres de sopa | 25 g de óleo vegetal
  • 1 / 2 xícara | 85 g de iogurte
  • 1 / 2 xícara |60 g de açúcar
  • 3 colheres de sopa |30 g de cacau em pó
  • 1 / 2 xícara |50 g farinha de trigo
  • 1 /2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 / 4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de licor Cointreau, que é de laranja ou se quiser Sambuca que é um licor de anis
  • 4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Instruções

Unte duas formas de porcelana ou refratárias com muito pouco óleo. Utilizei duas formas dessas para suflê, de porcelana e com o fundo reto, e do mesmo tamanho, 12 centímetros de diâmetro.

O bolo da foto foi misturado à mão com um batedor de arame.

Em uma tigela de tamanho médio, junte a farinha, o fermento e o bicarbonato. Misture um pouco para espalhar o fermento e o bicarbonato na farinha de trigo.

Em outra tigela, um pouco maior, bata o ovo até misturar a clara e a gema. Em seguida, acrescente o óleo, e o açúcar. Misture mais um pouco, e sem parar de mexer junte o iogurte. Quando a massa estiver homogênea, coloque o cacau em pó aos poucos sem parar de mexer. Se não faz uma poeirada.

Bata até o cacau em pó estar incorporado à massa. Junte o licor escolhido. Misture até este ser totalmente absorvido na massa. Por fim, junte a farinha misturada com o fermento e o bicarbonato.

O preparo desse bolo não demora mais do que dez minutos, do começo até estar pronto. Para acelerar o processo separe e meça cada ingrediente antes de começar a massa.

Divida a massa nos dois refratários – mas preste atenção, o bolo corre o risco de transbordar se a altura massa crua ultrapassar a metade da altura da forma. Nesse caso, prepare mais um refratário ou, dependendo do tamanho, use uma xícara bonita.

Coloque um bolo de cada vez no forno de micro-ondas por dois minutos e trinta segundos. Deixe o bolo por mais meio minuto no micro-ondas só para a massa estabilizar. Retire do forno.

Como cada forno de micro-ondas é diferente, e para evitar que o bolo fique muito seco, dê uma olhada depois de dois minutos. Se a massa estiver fofinha e cozida – espete um palito no meio, está pronto.  E, caso contrário, se este primeiro bolo ficar muito macio e meio cru no centro, devolva-o ao micro-ondas, e asse por mais trinta segundos. Asse o outro bolo com o mesmo tempo do primeiro.

Solte os bolos das formas ainda mornos, quase frios. Cubra a parte de cima de cada bolo com duas colheres de sopa de açúcar de confeiteiro. Se tiver um maçarico, queime o açúcar até uma parte ficar caramelizada. Ou, se o seu forno tiver na parte de cima um gril, coloque os bolos cobertos de açúcar bem próximos do calor para ficarem dourados.

Polvilhei uns grãos de sal grosso na hora de servir só para dar um charme.

Olha o truque

O bolo pode ser guardado na geladeira de um dia para o outro. No entanto, recomendo aquecer o bolo por vinte segundos, apenas para tirar o excesso de frio. Em seguida, cubra com o açúcar de confeiteiro de acordo com as instruções na receita. Para cubrir o bolo com uma calada de caramelo bem grossa e crocante cozinhe uma xícara de açúcar no forno baixo, mexendo com um batedor de arame até ferver. Experimente o ponto pingando uma gota de caramelo em um pires com água. Ela deve formar uma bolinha. Levante e abaixe a panela do calor do fogo para dar tempo do caramelo endurecer e não queimar.

Você também pode gostar