Os franceses sabem das coisas

por Cozinha da Márcia

A França oferece alimentos como poucos países. A grande diferença entre o que eu e você comemos e a maioria dos franceses come está não só na variedade e na qualidade de pratos e temperos. Os franceses comem seriamente. Esse talvez seja o maior aprendizado que podemos observar como estrangeiros. Bons ingredientes todos os lugares do mundo podem ter; atitude crítica com relação ao que se planta e se cria, também, consensos que aparecem e, quando olhamos, já estamos acreditando e praticando instalam-se sem que percebamos: slow food, alimentos orgânicos, alimentos plantados e colhidos em um raio de 200 km à volta de onde vivemos e por aí vamos incorporando comportamentos na alimentação.

Mas os franceses já fazem isso desde sempre. Preferem produtos locais, não gostam de conservantes, se interessam pelo que vai à cabeça do dono do vinhedo onde se abastecem e quando vão a um restaurante não se chamam de clientes e sim de patrons, isso quer dizer alguém que prestigia o estabelecimento.

No Brasil perdemos isso há muito tempo. Por isso é uma delícia ir a um restaurante com um cardápio à francesa onde é possível comer com calma e seriedade. O salão tem o ar condicionado um pouco gelado demais e a iluminação poderia mostrar um pouco mais os pratos. É sempre bom ver o que se come. As porções permitem uma entrada e um prato principal, o que é uma ótima oportunidade para se provar mais itens do cardápio. Comemos bem, com alguns defeitos. Das entradas as rãs estavam no ponto e bem temperadas. Comemos em silêncio. O polvo crocante mais para duro, e o seu acompanhamento uma chicória frisée poderia ser um pouco mais crocante. Comemos conversando.

Quando os pratos principais chegaram não estávamos mais com fome e ainda assim comemos tudinho: cassoulet com a sua coxa de pato confit, moules et frites ? mariscos com batatas fritas finas (eu prefiro as mais grossas) e na verdade a receita é belga, embora gostem muito da mistura na França, costela que de tão macia foi devorada usando só o garfo e um cordeiro também impecável, em silêncio e suspiramos no final.
As sobremesas ficaram para uma próxima vez.

Ici Bistrô
www.icibistro.com.br
Rua Pará 36. São Paulo, SP.
T. 11 32574064

Você também pode gostar