Deliciosas quentes ou frias, as berinjelas pode ser servidas como um ótimo petisco ou acompanhamento

 

INGREDIENTES

12 porções pequenas ou 6 grandes

Ingredientes

2 berinjelas grandes com aproximadamente 300g cada

1 colher de chá | 5 g de sal

1 pimentão vermelho

6 tomates pequenos e bem maduros

1 xícara | 240 ml de azeite

1 / 4 de xícara | 60 ml de água

1 colher de sopa de salsa picada

6 fatias de enchovas conservadas em azeite

Pimenta moída na hora a gosto

Sal a gosto


MODO DE PREPARO

Corte cada berinjela em três partes iguais. Fure cada pedaço duas ou três vezes com um palito. Esfregue as pontas de cada pedaço com o sal. Arrume-as sobre uma peneira para escorrerem um pouco, aproximadamente 15 minutos. O sal retira  aquele gosto levemente amargo das berinjelas.

Aqueça o pimentão em um frigideira, assim ele cozinhará e a pele torrada dará uma cor bonita ao assado.

Corte os tomates ao meio e retire o miolo com as sementes. Achate cada metade sobre superfície plana. Cubra o fundo de uma assadeira refratária com três colheres de sopa de azeite, arrume os pedaços de berinjela um do lado do outro, apertadinhos. Cubra cada pedaço de berinjela com duas metades de tomate e um pedaço de pimentão, sem as sementes e o miolo.

Molhe tudo com mais azeite e tempere com um pouco de sal e pimenta. Asse no forno baixo até as berinjelas começarem a desmaiar de tão macias, aproximadamente uma hora. Se o fundo da assadeira começar a queimar, acrescente a água aos poucos. Tudo depende da quantidade de liquido tanto das berinjelas quantos dos tomate.

Sirva as berinjelas quentinhas com pedacinhos de enchovas salgadas, polvilhadas com salsa fresca e sal grosso a gosto. Uma vez servidas, salgue a gosto. No dia seguinte as berinjelas podem voltar a mesa como petisco com tomates frescos e azeitonas e regadas com azeite.


Fotos

  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto