Conserva marroquina de limão siciliano

por Cozinha da Márcia

Os limões são preservados no sal que os cozinha lentamente até ficarem com o sabor de um pickles levemente ácido e avinagrado. O açúcar do limão garante a suavidade do gosto. É uma conserva típica do Oriente Médio e do Norte da África que dá um gosto especial à saladas e sanduíches

www.cozinhadamarcia.com.br

Conserva marroquina de limão siciliano

Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 4 limões sicilianos
  • 6 colheres de sopa de sal
  • 1 vidro apropriado para guardar a conserva na geladeira que feche muito bem, a conserva vai ser colocada de cabeça para baixo por alguns dias

Instruções

Lave bem os limões, corte-os no sentido do comprimento em quatro partes, sem deixar que soltem na base. Coloque uma colher de sopa de sal no centro de cada limão, coloque-o no vidro. Faça o mesmo com todos os limões, em seguida polvilhe com o resto do sal e com o auxílio de uma colher de pau aperte os limões para soltarem uma parte do caldo.

Tampe o vidro e guarde a conserva na geladeira. Após três dias vire o vidro de cabeça para baixo para ajudar os limões a marinarem por igual. Após uma semana os limões estão mais macios, abra a conserva e aperte os limões mais um pouco para soltarem mais o suco.

Logo no começo, se ao apertar os limões eles soltarem pouco suco, e assim a conserva estiver muito seca, é possível acrescentar um pouco mais de suco de limão, um ou dois bastam para molhar os limões sem derreter o sal. O importante é que o sal derreta aos poucos para amolecer a casca dos limões.

Depois de quinze dias os limões estão prontos para serem cortados em fatias, e servidos com um fio de azeite. Esse tipo de conserva é um acompanhamento gostoso para servir com carnes ou peixes e também com verduras uma vez que criam um contraste com os seus sabores.

Veja a receita de pickles à moda nova iorquina

Você também pode gostar