INGREDIENTES

1/2 xícara de água morna
1 1/2 colher de sopa de fermento biológico desidratado
1 xícara de iogurte ligeiramente aquecido
1 colher de sopa de melado de cana ou de mel
1 ovo grande em temperatura ambiente
1 1/2 colher de chá de sal
1 xícara de farinha de semolina de grão duro
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de ervas secas misturadas
1/2 xícara de amêndoas cortadas grosseiramente
1 colher de chá de sal
1 ramo de tomilho ou um galho de alecrim


MODO DE PREPARO

Dissolva o fermento na água morna em uma tigela grande e bem funda. Acrescente o iogurte morno, o melado, o ovo, o sal e a semolina. Misture bem com o auxílio de uma espátula, em seguida acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até soltar das laterais e do fundo da tigela.

Abra e enrole a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo seis a sete vezes. Faça isso com a parte da mão próxima ao pulso. Coloque a massa em uma tigela untada com manteiga ou margarina, gire-a uma ou duas vezes para untá-la. Cubra a tigela com filme plástico e deixe em cima ou próximo ao fogão, em um lugar quentinho, até o volume dobrar, aproximadamente quarenta minutos.

Acrescente as ervas e as amêndoas polvilhados com sal. Trabalhe a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo.

Abra a massa em um retângulo e enrole as laterais mais longas em direção ao centro. Coloque a massa em uma fôrma retangular de fundo solto, untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo. Se preferir preparar dois pães divida a massa em duas fôrmas retangulares, dessas para pão de forma. Em seguida pincele a parte de cima da massa com um pouco de água, e peneire duas colheres de chá de farinha de trigo sobre o pão. Deixe crescer novamente em um local aquecido até dobrar de volume.

Asse o pão no forno previamente aquecido em temperatura média (240°) até dourar. Para saber se o pão está pronto bata na massa, deve sair um som seco, como se o pão estivesse oco.