Pãozinho gostoso para ser assado junto com um frango ou uma torta salgada

Rendimento: 1 pão com 20 cm de comprimento (aproximadamente 18 fatias finas)

 

INGREDIENTES

1 e 2 / 3 de xícara (180g) de farinha integral
2 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
1 / 2 quadrado de fermento biológico fresco
1 / 2 xícara de água morna
1 / 2 colher de chá de sal
1 / 2 colher de chá de açúcar
1 pitada de canela
6 amêndoas, avelãs ou castanhas-do-pará picadas


MODO DE PREPARO

Na véspera
Dissolva o fermento em meia xícara de água morna, acrescente 1 colher de sopa de farinha de trigo e meia colher de chá de açúcar. Misture bem e deixe fermentar em um recipiente fechado.
No dia seguinte misture todos os ingredientes com o fermento e o ovos misturado. Trabalhe a massa algumas vezes e deixe-a descansar em um lugar morno até dobrar de volume. Misture a massa com as nozes escolhidas em uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha de trigo.

Coloque em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Espere aproximadamente meia hora para a massa se acomodar, nesse ponto não crescerá muito. Asse por aproximadamente 35 minutos no forno bem quente.


Olha o truque

Fermento biológico seco ou fresco?

Um quadradinho de 15 gramas de fermento biológico fresco pode ser substituído por uma colher de sopa ? é quase um envelope ? de fermento desidratado. O sabor do pão ou massa será ligeiramente diferente da receita original.

Pão assado no ponto

Para saber se o pão está assado dê um ou dois tapas fortes com a ponta dos dedos na massa. Se o barulho sair seco e oco, o pão está pronto.


Pão ralado

Experimente usar pão fresco ralado no lugar de farinha de rosca para cobrir pratos gratinados no forno. Pratos com molho branco, cobertos com queijo ralado ganham uma crosta mais crocante se você acrescentar um pouquinho de pão ralado ao queijo.

Fotos

  • Foto