A massa utiliza um pouco de fubá para ficar dourada e o sabor forte do azeite é uma delícia. Utilize-a também para preparar pizzas e esfihas.

INGREDIENTES

1 / 4 de xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de leite morno
1 colher de sopa de fermento biológico desidratado
1 colher de chá de sal
3 ovos
2 a 3 colheres de sopa de azeite extra virgem


MODO DE PREPARO

Ligue o forno bem baixinho. Coloque a tigela onde for misturar o pão por alguns minutos no forno. Retire do forno e misture a farinha, o fubá e o sal.

Aqueça o leite até ficar com temperatura um pouco acima do corpo. Teste como para uma mamadeira de criança ? pingue uma gotinha nas costas da mão. Dissolva o fermento no leite e aguarde alguns minutos até começar a espumar. Pode demorar até 10 minutos.

Misture os ovos, o azeite e o fermento à farinha. Mexa bem até a massa soltar do fundo. Se precisar acrescente mais farinha e se estiver seca uma colher de sopa a mais de leite. A massa fica bem macia, apenas solta do fundo da tigela. Unte com muito pouco azeite o fundo da tigela para a massa soltar mais facilmente depois de crescer. Dê uma volta com a massa na tigela para espalhar o azeite.

Deixe crescer perto do forno quente por duas horas, até triplicar de tamanho. Em seguida trabalhe um pouco a massa sobre uma superfície polvilha com farinha de trigo.

Abra a massa em uma forma com 22 centímetros de diâmetro untada com azeite. Polvilhe com duas colheres de chá de queijo ralado grosso e com meia colher de chá de orégano. Espere dobrar de volume e asse até a massa estar seca e começar a dourar, não espere tomar cor que o pão ficará ressecado.


Fotos

  • Foto