Faça em pouco tempo um p

INGREDIENTES

Para a base
1 colher de sopa de fermento biológico desidratado
2 xícaras de água morna
1/2 xícara de mel
1 xícara de farinha de trigo integral

Para o pão
3/4 de xícara de leite em pó desnatado
4 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga derretida
1 e 1 / 2 colher de chá de sal
4 ovos
1/2 xícara de nozes-pecã ou outra de sua preferência


MODO DE PREPARO

Essa receita requer pouco tempo de dedicação uma vez que o pão cresce sem que haja necessidade de monitoramento constante.

Comece preparando a mistura da base do pão; dissolva o fermento na água morna, acrescente o mel e por último a farinha de trigo integral. Deixe descansando em um lugar sem vento até dobrar de volume. Além da base da receita, esse é também um teste para a qualidade do fermento. Se a mistura crescer até dobrar de volume, primeiro formando uma espuma, como se estivesse viva, continue; caso contrário, recomece com outro fermento.

Misture a farinha de trigo integral com a farinha de trigo refinada (a branca normal), o leite em pó, o sal e as pecãs cortadas grosseiramente. Em outra tigela misture os ovos como para uma omelete e a manteiga derretida.

Quando o fermento estiver com o dobro do volume inicial, acrescente os demais ingredientes para o pão. Primeiro junte os ovos com a manteiga, mexa com uma espátula e polvilhe aos poucos os ingredientes secos, ao final você terá uma massa molenga. Atenção – acrescente farinha apenas até a massa soltar da tigela. Pode ser que sobre um pouco devido à qualidade da farinha utilizada.

Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha de trigo integral e trabalhe a massa apenas até que esteja macia e elástica. Não se preocupe, é fácil identificar esse ponto.

Coloque a massa em uma tigela, feche com filme plástico e aguarde até dobrar de volume, entre uma hora e meia e duas horas em uma tigela untada.

Unte duas formas com óleo e polvilhe com farinha.

Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha. Trabalhe com a mão espalmada umas quatro ou cinco vezes: estique e enrole a massa. Faça dois cilindros e coloque-os nas formas para crescer novamente, até ultrapassarem a lateral.
Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Clique no botão a seguir para ver a foto do pão pronto.