Prato de festa com tempero levemente oriental tem a vantagem de ficar pronto na véspera.

INGREDIENTES

1 xícara de arroz integral
1 xícara de feijão fradinho
1 xícara de grãos de bico
1 xícara de feijão mulatinho
1 xícara de cenouras picadinhas
1 xícara de vagens macarrão cortadinhas
Alecrim, tomilho, salsa, cebolinha francesa ou coentro a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de óleo de milho
1 colher de chá óleo de gergelim
3 limões cortados em gomos


MODO DE PREPARO

Uma das boas qualidades dessa receita é que pode ser preparada na véspera ou guardada por alguns dias em um recipiente com tampa. Todos os ingredientes podem ser cozidos em panelas diferentes ao mesmo tempo. É uma receita fácil, apenas envolve ações diferentes, portanto é uma excelente oportunidade para se treinar uma certa maestria no fogão.

Para preparar o feijão fradinho deixe-o de molho de um dia para o outro coberto de água e, no dia seguinte, cozinhe-o com um pouco de salsa, cebolinha e uma cebola espetada com um cravo. Para agilizar é possível cozinhar o feijão em uma panela de pressão, mas por apenas 10 minutos depois da fervura iniciada. Quando estiver al dente tempere com meia colher de chá de sal, até menos e deixe na água enquanto monta a salada.

Prepare o feijão mulatinho da mesma maneira que o feijão fradinho mas sem nenhum sal, que será acrescentado no molho da salada.

Lave e escorra o arroz na água fria e cozinhe com bastante água e sal a gosto. Atenção, esse arroz é preparado de maneira diferente, assim que os grãos estiverem cozidos, mas ainda durinhos escorra como um macarrão.

Deixe os grãos de molho de um dia, cozinhe sem sal, mas com os dentes de alho inteiros até amaciarem. Escorra, coloque-os em um pano de prato e esfregue para soltarem a película que cobre cada um dos grãos. Lave em água corrente.

Cozinhe as vagens já cortadinhas na água e sal até ficarem al dente. Aproximadamente 10 minutos. Escorra.
Descasque e corte as cenouras em rodelas, em seguida divida cada um em quatro no comprimento para obter triângulos. Jogue na água fervendo e escorra em 5 minutos.

Misture todos os ingredientes bem escorridos em uma tigela grande. Tempere com o molho a seguir.

Misture o óleo de milho com o óleo de gergelim, a salsa picada, a cebolinha francesa, e as demais ervas, tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque o limão cortado junto com a salada, assim quem quiser poderá acrescentar um pouco do seu gosto azedinho.

Cozinha da Marcia recomenda panela de pressão. Clique!


Fotos

  • Foto