A abóbora-moranga assada bem madura é um prato delicioso e muito simples de ser preparado. Esse tipo de abóbora bem madura concentra uma grande quantidade de açúcar na sua polpa, que ao ser assada fica com um sabor levemente caramelado. A abóbora-moranga assada bem madura pode ser um acompanhamento para carnes, aves ou peixes ou ainda uma entrada vegetariana. Nem é preciso retirar a casca, basta tirar as sementes e em seguida colocá-la no forno coberta com papel alumínio. Além disso, a abóbora moranga assada inteira é parte de um dos pratos mais populares do país – o camarão na moranga!
Existem muito tipos de abóboras aqui no Brasil, e seus formatos, a espessura e a cor da casca também variam bastante. Algumas são boas para sopa ou quibebe como a abóbora-menina, já a abóbora-moranga com aquele jeito de carruagem de Cinderela é mais gostosa assada. E ainda tem a abóbora italiana de casca rajada, boa de rechear com carninha moída refogada, e a japonesa de casca grossa e cor verde-escura, com a polpa com menos água.
Acompanhe com uma guacamole bem picante
Um pouco de história
A abóbora é uma planta nativa da América do Sul e já era consumida pelas populações locais antes da chegada dos europeus. Os portugueses por sua vez, por suas relações comerciais com os demais continentes – além do tráfico de africanos escravizados, também trouxeram muitos alimentos da Africa – entre eles estão as bananas, as bananas nativas daqui, também chamadas de pacova ou da terra não podem ser consumidas cruas, devido à alta quantidade de tanino, mas uma vez cozidas tem sabor forte e bem doce. E também muitos legumes, verduras e tubérculos foram transplantados tanto para as suas possessões africanas como as asiáticas, entre eles a pimenta malagueta, a mandioca, o feijão e a abóbora.