Anéis de lula grelhados no ponto certo

por Cozinha da Márcia

Prepare anéis de lula grelhados no ponto certo apenas com uma chapa de ferro e um pouco de tempero. E, para que fiquem ainda mais gostosos, sirva-os acompanhado de um molho de vinagre balsâmico bem espesso. Para preparar o molho aqueça o vinagre balsâmico temperado com alho, sal e tomilho até obter uma consistência grossa como a do mel.

Esse prato pode ser preparado no calor da chapa no fogão, ou ainda em uma grelha sobre a churrasqueira. Os anéis de lula grelhados ficam no ponto de cozimento correto em poucos minutos. E para acompanhar sirva com uma salada verde ou ainda com um feijão branco à moda da Toscana, uma receita que eu trouxe de uma visita à Toscana e que está disponível aqui no site da Cozinha da Marcia.

Como limpar uma lula

A lula é um molusco que faz parte de uma enorme família de invertebrados – os cefalópodes, o que inclui por exemplo os polvos e as sépias. Seu habitat natural é perto da costa, e para se alimentar caçam pequenos peixes, além de outros animais da sua espécie. Como as lulas soltam uma tinta preta para despistar os seus inimigos, na hora de limpá-las é importante retirar esse depósito de tinta e lavá-las muito bem por dentro.

Comece separando os tentáculos do corpo, em seguida esvazie seu corpo, retire os intestinos, o saco de tintas. Atenção, o corpo da lula tem ainda na sua parte interna um esqueleto – na verdade parece uma haste de plástico transparente. E, por último arranque pele rosada que cobre o seu corpo. Lave os tentáculos na água corrente, e aperte o centro para soltar a cartilagem que forma a boca da lula. Lave bem o corpo e os tentáculos e corte-os em anéis.

Anéis de lula grelhados www.cozinhadamarcia.com.br

Anéis de lulas grelhados

Prepare anéis de lula grelhados no ponto certo em uma chapa de ferro para servir acompanhado de um molho de vinagre balsâmico Receitas entrada de lulas grelhadas European Imprimir
Porções: 3 porções
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 2 porções
  • 500 g de lulas pequenas já limpas e cortadas em anéis
  • 1 limão
  • 3 dentes de alho
  • 4 colheres de azeite
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • 1 / 2 xícara de molho de vinagre balsâmico

Instruções

Lave as lulas, molhe-as com o suco de meio limão, tempere com uma pitada de sal e uma colher de sopa de azeite. Deixe-as nesse tempero por aproximadamente meia hora. Aqueça uma chapa de ferro até ficar muito, mas muito quente. Espalhe uma colher de sopa de azeite na chapa de ferro. Coloque os anéis de lula aos poucos na chapa. Quando estiverem douradas sirva-as com arroz branco e com um molho de vinagre balsâmico. A receita você encontra aqui na Cozinha da Marcia.

Mas a receita é muito simples de ser preparada. Coloque em uma panela de aço inox uma xícara e meia de vinagre balsâmico, junte dois dentes de alho descascado, três ou quatro galhinhos de tomilho, uma colher de chá de sal. Aqueça a mistura no fogo bem baixo, ela deverá evaporar até aproximadamente a metade, deixando o molho mais espesso.

Você também pode gostar