Bolo de abacaxi com azeite aromatizado

por Cozinha da Márcia

O bolo de abacaxi com azeite aromatizado une sabores variados uma vez que além de utilizar farinha integral tem ainda bastante  canela e baunilha.  Também tem pedaços de abacaxi desidratados, o qual ao ser assado junto com a massa fica puxa-puxa. Para acrescentar maior variedade de sabores, a receita também utiliza uma mistura de dois tipos de açúcar – o açúcar cristal integral, e o mascavo com seu sabor suave de rapadura acaba por funcionar como mais uma especiaria.

Os diferentes sabores dos ingredientes utilizados na massa ganham maior contraste quando o bolo de abacaxi aromatizado com azeite é servido com um fio de azeite aromatizado com algumas folhas de manjericão picado ou flores de lavanda.

Como usar o abacaxi em bolos e tortas

A quantidade de água de um abacaxi e também o excesso de acidez impedem que se utilize a fruta crua em bolos e tortas. As fatias precisam ser cozidas ou secas no forno a fim de reduzir a quantidade de líquido. Como um abacaxi é composto por 88% de água e 12% de polpa, o excesso de líquido interfere em massas de bolos, cremes e pudins. A redução do líquido tem ainda ajuda a concentrar os açúcares deixando o seu sabor mais forte.

Receitas da Cozinha da Marcia com farinha integral

Bolo de abacaxi aromatizado www.cozinhadamarcia.com.br

Bolo de abacaxi com azeite aromático

Bolo de abacaxi com azeite aromatizado Receitas Bolo de abacaxi com azeite aromatizado Natural Imprimir
Porções: 12 fatias
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha ou um envelope de açúcar vanile (aproximadamente uma colher de sopa)
  • 3 / 4 de xícara de açúcar cristal integral
  • 1 / 2 xícara de açúcar mascavo
  • 100 g de manteiga derretida
  • 1 e 1 / 4 de xícara de farinha integral
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • 1 / 2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 /4 de colher de chá de cravo em pó
  • 1 pitada de noz moscada
  • 100 g de abacaxi desidratado ou cristalizado picado
  • Azeite de oliva aromatizado com casca de tangerina ralada ou com flores de lavanda

Instruções

Bata os ovos até começarem a engrossar, junte o sal, os açúcares e a baunilha. Bata até os açúcares derreterem na gemada. Por último, acrescente alternadamente a manteiga derretida, bem morninha para não cozinhar os ovos, e a farinha misturada com a noz moscada e o cravo.

Atenção não é preciso misturar toda a farinha na massa, desligue a batedeira e acrescente o abacaxi picado em pedaços com aproximadamente meio centímetro. Misture suavemente e transfira para uma assadeira.

Para o bolo da foto eu utilizei uma assadeira com 24 centímetros de diâmetro com o fundo  e as laterais untadas, e com o forrado com papel manteiga também untado. E por fim , polvilhada com farinha de trigo integral.

Asse, no forno previamente aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos. Não pode abrir a porta antes desse tempo.

Retire do forno e solte da forma aproximadamente 15 minutos depois. Não espere esfriar porque o papel manteiga pode grudar no fundo do bolo.

Olha o truque

O sabor da farinha integral e dos diferentes tipos de açúcar ficarão mais presentes se o bolo for servido com um pouquinho, um fio, de azeite aromatizado com manjericão, com as flores da lavanda, ou a casca de uma tangerina ralada.

Você também pode gostar