Bolo de chocolate perfumado com canela

por Cozinha da Márcia

O bolo de chocolate perfumado com canela é uma receita muito especial, primeiro porque tem apenas meia xícara de açúcar entre os seus ingredientes. E segundo, porque tem um pequeno truque para garantir a sua textura macia. O ingrediente importante é um potinho de 120 g de purê de maçã – a famosa papinha servida para as crianças. A maçã tem uma alta dose de frutose, mas esse açúcar de fruta apenas ajuda a destacar o sabor do chocolate da massa.  Não chega a adoçar. O outro detalhe muito importante é o tempo que fica assando no forno – apenas trinta minutos. Ao se seguir a receita é importante se respeitar esse tempo, evitando que o bolo de chocolate perfumado com canela fique com um sabor de queimado.

Só mais uma recomendação – o bolo de chocolate perfumado com canela da foto foi preparado com cacau em pó. Mas, também pode-se utilizar o chocolate em pó, a diferença está no resultado final, o bolo fica mais claro e mais doce. O chocolate em pó vendido nos supermercados é uma  mistura de chocolate com açúcar e leite em pó.

O sabor do chocolate combina com o da laranja, acompanhe o bolo com um doce de laranja da terra. Ou para uma dose dupla de chocolate sirva também um sorbet de chocolate feio em casa.

bolo de chocolate perfumado www.cozinhadamarcia.com.br

Bolo de chocolate perfumado com canela

Prepare um bolo de chocolate perfumado com canela quase sem açúcar e com um segredo na receita Receitas bolo de chocolate perfumado com canela Francesa Imprimir
Porções: 12 fatias Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 100g de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 ovos inteiros em temperatura ambiente
  • 1 / 2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá cheia de canela em pó
  • 1 xícara de chocolate em pó dissolvida em 1 / 2 xícara de água
  • 1 potinho de 120g de comida infantil de purê de maçã
  • Para tornar o sabor do chocolate mais intenso, acrescente um pedacinho de chocolate em barra meio amargo: 20 a 30 gramas

Instruções

Primeiro prepare o xarope de chocolate. Ferva a água, e assim que ferver desligue o fogo, acrescente o chocolate e os pedaços do chocolate em barra ou picados bem pequenos ou ralado. Quando estiverem quase derretidos junte o purê de maçã e misture até obter um creme homogêneo.

Bata a manteiga em temperatura ambiente até ficar bem clara. Em seguida junte o açúcar e continue batendo até obter um creme clarinho. Em seguida polvilhe a canela, sem parar de bater. Junte os ovos inteiros, a farinha peneirada com o fermento e o sal. Por último, misture o xarope de chocolate. Não bata muito, o bolo mal batido  cresce melhor.

Unte uma forma com 20 cm de diâmetro com manteiga. Forre o fundo com papel manteiga cortado no formato da forma. Unte o papel e em seguida polvilhe com manteiga. Transfira a massa do bolo para a forma, e asse-o no forno medio para baixo – 180 graus Celsius, por exatos 30 minutos. Retire do forno, não espere o bolo estar assado. Se ficar mais tempo no forno ele ficará seco.

Aguarde de dez a quinze minutos, e vire a forma do bolo sobre o prato em que for servi-lo. Retire o papel do fundo do bolo. Polvilhe com chocolate misturado com canela.

Você também pode gostar