Doce de laranja da terra

por Cozinha da Márcia

A receita do doce de laranja da terra vem do caderno da avó e bisavó de amigos queridos. Já tinha comido algumas vezes, e finalmente me animei a perguntar como era preparada. Quando eu pedi a receita imaginei que teria que ficar horas e horas na cozinha, mas não foi o que aconteceu. A receita é fácil de ser preparada, além de muito gostosa. O doce de laranja da terra nessa receita utiliza as cascas compradas já preparadas para serem cozidas na calda de açúcar.

Como as  laranjas da terra  são  extremamente azedas, raramente são consumidas ao natural. As cascas podem ser compradas em alguns supermercados já previamente preparadas para serem cozidas. E ainda são encontradas nas feiras na época das laranjas, também já preparadas para fazer o doce. O  doce é preparado com a polpa grossa entre a parte externa da fruta e o seu miolo. Embora amarga, essa polpa é também ligeiramente doce, e ao ser cozida na calda de açúcar fica macia. No final da receita explico com tratar as cascas das laranjas em casa.

Os doces de frutas cítricas como da laranja da terra ou da laranjinha kinkan além de serem servidos na sobremesa, também podem acompanhar receitas salgadas. Bons companheiros são o pato assado, o pernil de porco ou de cordeiro ou de vitela. Sirva como acompanhamento, porém use em pequenas quantidades para não se sobreporem ao sabor das carnes.

doce de laranja da terra www.cozinhadamarcia.com.br

Doce de laranja da terra

Prepare uma receita de doce de laranja da terra rápida e saborosa Receitas doce de laranja da terra para sobremesa Brasileira Imprimir
Porções: 8 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 kg de cascas de laranja
  • 700 g de açúcar refinado
  • Água bastante até ultrapassar as laranjas, aproximadamente dois dedos a mais
  • 5 cravos novos - quando velhos perdem o sabor
  • 1 / 2 colher de chá de casca de limão siciliano ralada
  • Atenção - a quantidade de água pode variar de acordo com o tamanho da panela
  • A receita pode ser divida ao meio

Instruções

Para uma casa com quatro pessoas, ou um jantar entre amigos, recomendo dividir a receita ao meio. Compre as cascas de laranja já preparadas, muitos supermercados tem no balcão de frutas algumas embalagens a vácuo com frutas prontas para fazer doces como os figos verdes e as cascas de laranjas.

www.cozinhadamarcia.com.brLave bem as cascas de laranja, coloque-as em uma panela grande e alta, cubra com água. Ultrapasse a altura das cascas pelo menos dois dedos deitados – três centímetros de altura. Espalhe 500 g de açúcar por cima, junte os cravos, e cozinhe no fogo baixo por uma hora. Prove a calda e um pedacinho da laranja que ainda deve estar meio dura. Se precisar, junte o restante do açúcar. Acrescente a casca de limão siciliano ralada. Cozinhe no fogo baixo até as laranjas ficarem muito macias, espete com um palito. Observe que calda não vai engrossar como uma calda de caramelo.

Siga as instruções a seguir se preferir preparar as laranjas para fazer o doce:

1 – corte as laranjas em quatro e corte ou arranque o miolo. Ele é muito amargo, e não vai ser utilizado para o doce.

2 – rale as cascas com um ralador fino para retirar a cobertura amarela, não se preocupe que a polpa vai ficar amarelinha quando cozinhar.

3 – deixe as cascas de molho cobertas de água fria por dois dias. Troque a água pelo menos três vezes.

4 – Ferva as cascas por cinco minutos em uma panela com bastante água. Escorra as cascas e passe-as na água fria ainda no escorredor para esfriarem rapidamente e não cozinharem demais.

5 – Quando as cascas estiverem frias estão prontas para fazer o doce, ou ainda podem ser guardadas no congelador para serem usadas em outra ocasião.

Você também pode gostar