Feijão fradinho com lombo de bacalhau para dois

por Cozinha da Márcia

O feijão fradinho com lombo de bacalhau é uma receita para apenas duas pessoas. A receita é fácil de ser preparada, e pode ficar pronta na véspera do dia em que for serví-la.  E o resultado final é delicioso. Além disso, é uma outra maneira de servir o feijão, acrescentando pratos mais variados ao seu cardápio.

Se quise servir essa receita na Páscoa, e se você também tiver uma seleção maior de pratos na mesa, não há necessidade de se aumentar a quantidade de ingredientes. Na hora de servir misture seis camarões grandes já limpos. E, também é possível acrescentar ao feijão três ou quatro lulas de tamanho médio, bem limpas e cortada em aneis.

 

Feijão fradinho com bacalhau. Foto: Marcia Zoladz

Feijão fradinho com lombo de bacalhau

Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para duas porções
  • 300 g de lombo de bacalhau salgado ou já sem sal e congelado
  • 1 xícara de feijão fradinho
  • Sal a gosto
  • 4 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de folhas e galhinhos de tomilho fresco
  • 1 cebola média cortada em fatias
  • 4 dentes de alho
  • 1 / 2 lata = 2 tomates em conserva inteiros sem as peles
  • Pimenta rosa a gosto
  • Azeite
  • Óleo vegetal pode ser soja, canola, milho, girassol

Instruções

Na véspera deixe o feijão fradinho de molho coberto com água fria. Lave bem o bacalhau escolhido até a água sair sem espuma, e deixe de molho coberto de água. Troque a água pelo menos três vezes, enxaguando bem se estiver utilizando bacalhau salgado que é para lavar o sal.

No dia seguinte, troque a água do feijão e cozinhe sem nenhum tempero coberto por dois ou três dedos de água em uma panela de pressão. Quinze minutos é mais do que suficiente, desligue o fogo e deixe a panela esfriar antes de abrir.

Corte a cebola em fatias no comprimento, esmague os dentes de alho. Aqueça duas colheres de sopa azeite e duas de óleo, junte os dentes de alho, a cebola e o louro, misture até a cebola começar ficar macia, acrescente o bacalhau escorrido. Cozinhe o bacalhau no óleo e nas cebolas até começar a dourar de um dos lados e vire e cozinhe  mais um pouco. Eu não retirei a pele para manter o pedaço inteiro. Molhe o bacalhau com um pouco mais de óleo, uma colher de sopa por vez basta. Assim não ficará ressecado nem oleoso.

Abra a panela de pressão, escorra o feijão e coloque metade no refogado, misture com as cebolas, tempere com sal, amasse um pouco com as costas da colher de pau, junte os demais grãos, os tomates, o tomilho, mais um pouco de óleo e meia xícara de água. Tampe a panela, e cozinhe no fogo baixo por quinze a vinte minutos, é preciso acrescentar mais um pouco de água e acertar o sal e a pimenta. Experimente o bacalhau e o feijão para ver se o grão está bem cozido e pegou o gosto do tempero.

 

Olha o truque

Nota sobre o bacalha: bacalhau de boa qualidade é vendido salgado, e a carne deve ser bem branca, e alta – o que quer dizer que é um pedaço do lombo. Normalmente prefiro dessalgá-lo em casa, e o faço em dois dias, trocando a água diversas vezes. À noite eu o guardo na geladeira. Bom, dessa vez comprei o pedaço do lombo dessalgado congelado. Deixei de molho na água para tirar qualquer resto de sal e para hidratá-lo bem. O sabor no entanto é um pouco diferente do peixe dessalgado em casa.

Você também pode gostar