Antiguidade foi encontrada em Belém e Ibravin itermediou a vinda para Serra gaúcha
A maior coleção de saca-rolhas do Brasil acaba de ganhar uma nova e importante peça. O neurocirurgião bento-gonçalvense Carlos Fasolo adquiriu um abridor inglês fabricado em 1800 conhecido como Eclipse. A peça foi encontrada por um morador de Belém do Pará enterrado no quintal de casa. O proprietário do saca-rolhas, Pedro Mardock, entrou em contato com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) que indicou o colecionador gaúcho. O antigo dono havia recebido propostas de mandar o saca-rolhas para o exterior, mas preferiu deixá-lo no país.
O saca-rolhas foi achado durante uma obra para a colocação de uma sapata de estruturação da casa de Mardock. “Estava junto com algumas garrafas que aparentam também serem antigas e um fogareiro”, lembra. Sem ter ideia de como os objetos foram parar ali, o paraense só sabe dizer que todo o terreno do quarteirão pertencia ao avô e o pedaço onde está instalada a casa havia sido vendida para o avô da sua esposa, a área permanecendo sempre em família. A descoberta ocorreu no final de agosto deste ano. “Levei a peça para um arqueólogo conhecido e alguns antiquários. Também fiz pesquisas na Internet. Na sequência, resolvi ligar para o Ibravin e logo depois o Fasolo entrou em contato”, narra, Mardock. Supervisor de companhia aérea e acadêmico de Engenharia Ambiental, o descobridor está feliz de alguma forma participar da história da peça.
A confirmação da antiguidade do saca-rolhas foi feita pelo colecionador Carlos Fasolo por meio da consulta a catálogos internacionais dedicados exclusivamente aos abridores. Ele encontrou referencias em uma relação italiana e em uma francesa como sendo do final do século XIX, mas sem uma data precisa. Conforme Fasolo, o saca-rolhas vindo de Belém não é a peça que ele pagou mais caro (cerca de R$ 1 mil), mas com certeza é a mais valiosa. “Pela antiguidade da peça e pelo estado de conservação”, argumenta o colecionador, salientando o inusitado de o objeto ter sido encontrado no Pará, região pouco tradicional no consumo de vinho.
A coleção de Fasolo tem cerca de 1.450 abridores, sendo que aproximadamente 500 deles são peças antigas. O resto são saca-rolhas recebidos de presente e comprados em viagens. No mais recente passeio pela Itália, o médico adquiriu 32 novas peças.
Veja mais notícias, indicações de bebidas, viagens e passeios no canal Vinhos e Bebidas da Cozinha da Marcia
Sanduíche de pernil de cordeiro para aproveitar as sobras
Bolo decorado chamado Maria Antonieta
Doce de laranjinha kinkan com calda grossa para servir com queijo ou como acompanhamento de…
História do glacê real usado no bolo de casamento da rainha Vitória da Inglaterra
Passo-a-passo para usar um saco de confeitar