Gostoso e elegante, essa é uma receita perfeita para servir às terças-feiras no almoço ou em um jantar para amigos. Também tem um segredo ou melhor um truque que ajuda no sabor, um caldo suave que pode ser de carne ou vegetariano.

Veja aqui a receita do caldo para ser usado no risoto de cenoura

Risoto de cenoura

Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 4 porções
  • Para o risoto
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • A cenoura que cozinhou no caldo
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de cúrcuma (açafrão da terra)
  • 1 xícara de vinho branco, usei um vinho de uvas chardonnay que estava na geladeira
  • 1 e 1 / 2 xícara de arroz para risoto, tipo arborio ou carnaroli
  • 1 colher de chá de sal
  • Clique para ver a receita do caldo
  • Para servir
  • 1 / 2 xícara de queijo tipo grana padano ou pecorino ralado
  • 1 / 2 xícara de castanha de caju

Instruções

Aqueça a castanha de caju em uma frigideira, dois ou três minutos bastam. Bata em um processador para obter pedaços pequenos e não uma farinha. Reserve junto com o queijo ralado.

Faça um purê com a cenoura do caldo. Bata a cebola e os alhos descascados em um processado de alimentos pequeno, transfira para a caçarola onde vai preparar o risoto, molhe com o azeite.

Cozinhe o refogado no fogo baixo até a cebola cozinhar, junte o arroz e misture algumas vezes, polvilhe com o cúrcuma, molhe com o vinho branco, espalhe um pouco do sal por cima, não use todo.

Misture e deixe o vinho evaporar o álcool por um minuto. Comece a juntar o caldo, duas conchas de cada vez, mexa algumas vezes. Após dez minutos, na metade do cozimento, junte o purê de cenoura.

Continue acrescentando o caldo até o arroz ficar firme, mas sem gosto de cru. Tampe a panela e descanse o risoto por cinco minutinhos, para o arroz terminar de cozinhar.

Sirva cada porção polvilhada com uma colher de chá da castanha de caju e uma do queijo grana padano ou pecorino.

Cozinha da Marcia recomenda: Multiprocessador de alimentos com tamanhos diferentes

Cozinha da Márcia

Receitas rápidas saudáveis e fáceis, e todas testadas com cuidado para facilitar a vida de quem mora só, tem família e vida apressada, e quer receber amigos. Aproveite!

Mais recentes

Sanduíche de pernil de cordeiro

Sanduíche de pernil de cordeiro para aproveitar as sobras

1 mês ago

Arroz doce com bastante coco fresco

Arroz doce com coco ralado fresco

1 mês ago

Bolo Maria Antonieta: a história por trás da confeitaria artística

Bolo decorado chamado Maria Antonieta

2 meses ago

Doce de laranjinha kinkan com calda de açúcar bem densa

Doce de laranjinha kinkan com calda grossa para servir com queijo ou como acompanhamento de…

3 meses ago

O glacê real e o bolo da Rainha Vitória

História do glacê real usado no bolo de casamento da rainha Vitória da Inglaterra

3 meses ago

Para iniciantes: como usar um saco de confeitar

Passo-a-passo para usar um saco de confeitar

4 meses ago