Pão de ló português, a receita tradicional

por Cozinha da Márcia

Eu adoro o pão de ló português,  a receita tradicional, e sei que muita gente também gosta embora não o façam com muita frequência. Comprado pronto ele é algumas vezes um pouco ressecado. Mas ainda é um dos meus bolos prediletos pela sua simplicidade. Apenas farinha, ovos e açúcar bem batidos. O que antigamente era um problema, demorava-se muito tempo para bater os ovos na mão. Hoje com uma batedeira de pé ficou bem fácil fazer o pão de ló, a receita tradicional.

Mexendo em umas receitas antigas e também olhando as receitas portuguesas, existe um livro maravilhoso da Maria de Lourdes Modesto, a Cozinha Tradicional Portuguesa, que merece cada tostão gasto, a última vez que eu olhei custava 60 euros na Fnac em Portugal. Como eram muitas as receitas acabei com vontade de comer um pão de ló, a receita tradicional!

Infelizmente eu não tenho uma forma de barro tradicional para assar o pão-de-ló, então tirei uma média e resolvi que estava na hora de fazer as pazes com umas formas forradas com antiaderente. Fiz a receita como manda o figurino, deixei os ovos batendo por meia hora na batedeira e depois só finalizei. Deu certo e o trabalho foi quase nenhum. Parece que estamos comendo um pedaço de uma nuvem.

Veja aqui uma receita de arroz doce, mais uma receita inspirada no livro de Maria Lourdes Modesto

www.cozinhadamarcia.com.br

Pão de ló português, a receita tradicional

Imprimir
Porções: 8 pessoas Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para um pão de de ló com 22 cm de diâmetro
  • 4 gemas
  • 4 ovos
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 1 xícara | 220 g de açúcar
  • 1 e 1 / 3 de xícara | 155 g de farinha de trigo

Instruções

Aqueça o fogo em temperatura baixa, 180o C. Os ovos e as gemas devem estar em temperatura ambiente. Bata as gemas e os ovos com a pitada de sal por 30 minutos, isso mesmo – meia hora contada no relógio, com uma batedeira em velocidade alta. Utilizei uma batedeira com suporte, assim só após o tempo necessário voltei para terminar o pão de ló.

Após esse tempo os ovos se transformam em um creme. Junte o açúcar e bata por mais dez minutos. Polvilhe a farinha por cima da massa e misture com uma espátula, fazendo movimentos circulares do fundo para cima até a farinha ser absorvida.

Distribua a massa em formas individuais com cinco centímetros de diâmetro ou em uma única forma com 22 centímetros de diâmetro com canudo no centro.

Asse o bolo até que doure, mas atenção o pão de ló não usa fermento e, por isso, ele não cresce. Ele assa e cresce um pouco na forma enquanto assa e encolhe um pouco enquanto esfria.

Eu preparei vários bolos com tamanhos diferentes para experimentar o tempo no forno. As formas pequenas, aqui em casa, assaram em 15 minutos. O pão de ló de tamanho médio assou em 20 minutos. Se quiser preparar um pão de ló grande utilize uma forma maior de canudo no meio. Todas as formas devem ser forradas com papel manteiga. E não devem ser untadas. Isso porque o pão de ló não precisa ser solto do papel manteiga, nem deve, pelo menos na receita tradicional ele deve ser partido com as mãos. Puxe uns nacos e sirva-se.

Você também pode gostar