Doce de laranjinha kinkan com calda de açúcar bem densa

por Cozinha da Márcia

Aproveite o outono para preparar um doce de laranjinha kinkan com calda de açúcar bem densa. O doce de laranjinha kinkan fica delicioso porque as frutas tem o miolo ácido e a casca docinha. Além disso, o tamanho pequeno dos frutos, com apenas dois ou três centímetros de comprimento  ajuda muito na aparência do doce pronto. O resultado é um doce de sabor elegante que combina com iogurte natural ou com queijo minas. O doce também pode acompanhar qualquer tipo de carne ou peixe.

Esse é um tipo de doce que as pessoas gostam, e por isso pode ser preparada em maior quantidade para dar de presente no Natal. A mesma receita do doce de laranjinha kinkan em uma calda de açúcar também pode sere preparado com tangerinas tipo morgote que tem a casca fina e grudada nos gomos, e também com limão galego. Explico na receita a seguir como retirar bem o amargo e um pouco da  acidez tanto das laranjinhas kinkan quanto da tangerina  morgote e do limão galego.

 

Doce de laranjinha kinkan em calda. Foto: Marcia Zoladz

Doce de laranjinhas kinkan

Imprimir
Porções: 6 porções
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Atenção – essa receita pode ser multiplicada
  • 600 g de laranjinhas kinkan
  • 300 g de açúcar

Instruções

O doce é preparado em duas etapas. Na primeira ferve-se as laranjinhas kinkan por duas vezes para retirar o amargo.

Em duas panelas grandes ferva uma quantidade de água que ultrapasse bem o volume das laranjinhas pelo menos duas vezes. Para saber o tanto de água  necessário é preciso saber o volume das frutas – coloque as laranjinhas na panela onde for ferver a água e encha de água. Encha tambéma segunda panela com água.

Quando a água ferver, coloque as laranjinhas, espere que a água ferva novamente, e conte cinco minutos. Escorra a água e coloque as laranjinhas na segunda panela com água fervendo. Repita a operação.

Escorra e em seguida coloque-as em uma panela com o açúcar, cubra de água e deixe que ultapasse um pouco as l aranjinhas e o açúcar. Cozinhe-as no fogo baixo até ficarem bem macias e bem ensopadas de calda. Nesse estágio do cozimento estão além de macias estão brilhando. Se a calda ficar muito quente e começar a queimar, acrescente água bem quente às colheradas. O doce pode ser feito em dois dias. Se tiver que sair, por exemplo, desligue o fogo e tampe a panela para o vapor da tampa voltar para a calda.  No dia seguinte acrescente meia xícara de água e cozinhe as laranjinhas até a casaca ficar brilhante.

Retire as laranjinhas Kinkan da calda e divida-as em comporteiras ou vidros com tampa. Cubra-as com o resto da calda. lembre que como calda é apenas uma mistura de água com açúcar, para deixá-la mais densa cozinhe-a por mais tempo. E para deixá-la mais fica acrescente um pouco de água. Se tiver um termômetro de açúcar cozinhe a calda até atingir 108 graus Celsius.

 

Olha o truque

Para fazer o doce com limão galego, ferva os limões em três águas. As tangerinas morgotes podem ser preparadas usando o mesmo método. Como são maiores podem ser cozidas por até três dias no açúcar.

Você também pode gostar