Sabor brasileiro: banana da terra com açúcar mascavo e canela

por Cozinha da Márcia

A banana da terra frita e polvilhada com açúcar mascavo e canela é a sobremesa perfeita para servir depois de uma feijoada ou no lanche das crianças.

Mas atenção, a banana da terra deve ser consumida cozida. A sua polpa tem uma quantidade grande de taninos mesmo quando ela está madura. E, é por isso que sentimos uma travadinha na língua quando a mordemos crua.

Recomendo não cortar as fatias muito finas para não desmancharem durante a fritura.  Ainda polvilhei as fatias com açúcar mascavo para deixar o sabor um pouco mais intenso .

Banana da terra com açúcar e canela. Foto: Marci Zoladza

Banana da terra frita polvilhada com açúcar mascavo

Imprimir
Porções: 1 banana por porção Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 banana da terra por porção - talvez menos se a banana for muito grande
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de canela
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de manteiga sem sal

Instruções

Utilize uma banana por porção. Descasque as bananas, corte as pontas. Corte cada banana em quatro fatias no comprimento .

Em uma frigideira com a lateral alta, esquente o óleo e a manteiga no fogo baixo. Coloque as fatias de banana para dourar dos dois lados. Deixe o fogo baixo para que não queimem. Assim que dourarem, transfira as fatias da frigideira para um prato forrado com papel absorvente. Utilize uma espátula para que as fatias de banana não quebrarem.

Olha o truque

As bananas da terra devem ser consumidas maduras, meio verdolengas elas são pouco doces. A banana da terra frita e polvilhada com sal é um acompanhamento típico do picadinho de carne.

Você também pode gostar