Receita com história: bolo de aipim com leite de coco

por Cozinha da Márcia

O bolo de aipim é delicioso, tem uma receita super simples, e ele é ao mesmo tempo um dos bolos mais antigos da tradição brasileira. Os colonizadores não tinham farinha de trigo como na Europa e por isso começaram a substitui-la por farinha de milho e de mandioca. Aqui eles aprenderam a fazer com as populações nativas uma grande quantidade de produtos extraídos da mandioca como o amido, além os tipos diferentes de farinha de mandioca.

Ao mesmo tempo o negócio colonial  incluía  a produção de açúcar, um produto muito raro e caro na Europa. Logo os doces locais utilizavam muito açúcar. E os ovos e a manteiga? Tanto as galinhas quanto as vacas vivas viajam junto as  tripulações nas caravelas e demais embarcações para fornecer ovos e leite. Imagino que também acabassem na panela.

O bolo de aipim inclui ainda a experiência dos africanos com raízes africanas com muito amido como o inhame africano.

Bolo de aipim com leite de coco. Foto: Marcia Zoladz

Bolo de aipim e leite de coco

Imprimir
Porções: 10 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 k de aipim (mandioca, macaxeira)
  • 1 e 1 / 4 de xícara de açúcar
  • 2 vidros pequenos de leite de coco (200 ml)
  • 3 gemas
  • 1 / 2 xícara de manteiga bem amolecida
  • 1 pitada de sal
  • 4 cravos
  • 1 pau de canela com 2 cm
  • Casca de meio limão ralada
  • Canela em pó para polvilhar

Instruções

Descasque o aipim, lave-os bem, e corte-os ao meio no comprimento. Retire a raiz fibrosa que fica no meio do aipim. Ela é a continuação daquele fiapo que fica no final a raiz quando ainda está com a casca. Você pode comprar o aipim (mandioca, macaxeira) descascado na feira. Mas, ainda assim terá que retirar essa fibra central.

Rale o aipim à mão, no liquidificador ou em um processador de alimentos. Lave o aipim ralado em água corrente, e coloque-o em um pano de prato aberto sobre um escorredor de macarrão. Aperte bem para retirar o excesso de água.

Ajuste a lâmina de metal no processador de alimentos, distribua o aipim ralado no recipiente, acrescente o açúcar de maneira uniforme, a pitada de sal, e molhe com o leite de coco. Bata por um minuto, e junte a manteiga muito macia. Prossiga processando até obter um creme.

Transfira a massa do bolo para uma forma quadrada ou retangular bem untada com manteiga. Distribua os cravos, o pedaço de canela e a casca de limão ralada por cima da massa.

Atenção: não forre a forma com papel manteiga que o amido da mandioca vai grudar o bolo no papel.

Asse por aproximadamente uma hora no forno médio, 180 oC.

Corte o bolo em quadrados depois de frio e polvilhe com um pouco de canela em pó.

Você também pode gostar