Quais são os melhores vinhos para você usar na cozinha?

por Cozinha da Márcia
Vinhos para usar na cozinhas. Ilus.: Marcia Zoladz

O melhor vinho para se utilizar na cozinha é, em geral, ou aquele que já temos em casa. Pode ser uma sobra de um bom vinho recentemente servido em um jantar.  Mas, também pode ser um vinho baratinho comprado especialmente para se fazer um determinado prato. O importante é lembrar que como cada vinho é preparado com uma uva ou com uma mistura de uvas diferentes. Quer dizer que o sabor que sobra no molho ou no tempero depois do prato pronto é o sabor das uvas. O álcool evapora. Logo, lembre-se que quanto mais suaves os vinhos mais suaves será o seu sabor na mistura final.

Quando a receita pede vinho tinto escolha vinhos com sabor mais marcante, mas jovens. Vinhos que ficaram muito tempo em barris de carvalho além de muito caros, deixam o tanino – e um certo amargor – na cozinha do dia-a-dia. Claro, um chef o utilizará para introduzir esse sabor. Mas, aqui estamos falando de comida feita em casa.

Portanto escolhas vinhos com as uvas Malbec, e Merlot, muitos vinhos argentinos são feitos com essas variedades. Ou os vinhos com a uva Cabernet Sauvignon, produzida no Rio Grande do Sul.

Eu, na verdade, aqui na Cozinha da Marcia utilizo os vinhos da uva Chardonnay para cozinhar. O seu sabor aparece bem em todos os molhos. Se quiser realment caprichar use vinhos italianos no preparo de pratos da Itália, e assim para cada país. Apenas recomendo um certo realismo e evite comprar vinhos caros para evaporarem na panela. O melhor é beber os vinhos de boa qualidade.

 

Créditos das imagens – Wikimedia Commons: Pintura, O copo de vinho de Jan Vermeer de Delft, https://tinyurl.com/bdd73srb Garrafas,Vidrala https://tinyurl.com/bddsrkkp

Você também pode gostar