O peito de boi cozido no vinho tinto com cebolinhas e batatas pequenas é uma receita fácil de fazer, e ao mesmo tempo muito elegante. Servida cortada em fatias finas com as cebolinhas e as batatas do lado nem precisam de arroz. Sim, eu sei que existe um certo preconceito contra as chamadas carnes mais baratas. Mas isso é bobagem. Cada parte do boi deve ser cozida, grelhada ou assado de acordo com a sua textura. Assim, ficam mais saborosas e suculentas.
Esse tipo de carne também pode ser desfiada depois de cozida. Aliás, esse é um dos melhores recheios para sanduíches que eu conheço. Antigamente esse tipo de sanduíche se chamava buraco quente. Fora as conotações sexuais e machistas, é delicioso. Abre-se uma tampa em um dos lados de um pãozinho, e retira-se o o miolo. A parte interna é preenchida com o peito de boi cozido desfiado. E molhado com um pouco do molho da panela.
Eu gosto de prepará-la na panela de pressão, como a sua gordura derrete completamente durante o cozimento, ela se mantém bem úmida. E o resultado é um peito de boi cozido com bastante molho. Suculento. E, embora ela demore aproximadamente quarenta minutos para cozinhar na panela de pressão, não é preciso tomar conta.