Peito de boi cozido no vinho tinto

por Cozinha da Márcia

O peito de boi cozido no vinho tinto com cebolinhas e batatas pequenas é uma receita fácil de fazer, e ao mesmo tempo muito elegante. Servida cortada em fatias finas com as cebolinhas e as batatas do lado nem precisam de arroz. Sim, eu sei que existe um certo preconceito contra as chamadas carnes mais baratas.  Mas isso é bobagem. Cada parte do boi deve ser cozida, grelhada ou assado de acordo com a sua textura. Assim, ficam mais saborosas e suculentas.

Esse tipo de carne também pode ser desfiada depois de cozida. Aliás,  esse é um dos melhores recheios para sanduíches que eu conheço. Antigamente esse tipo de sanduíche se chamava buraco quente. Fora as conotações sexuais e machistas, é delicioso. Abre-se uma tampa em um dos lados de um pãozinho, e retira-se o o miolo. A parte interna é preenchida com o peito de boi cozido desfiado. E molhado com um pouco do molho da panela.

Eu gosto de prepará-la na panela de pressão, como a sua gordura derrete completamente durante o cozimento, ela se mantém bem úmida. E o resultado é um peito de boi cozido com bastante molho. Suculento.  E, embora ela demore aproximadamente quarenta minutos para cozinhar na panela de pressão, não é preciso tomar conta.

Peito de boi cozido no vinho tinto com cebolinhas e batatas. Foto: Marcia Zoladz

Peito de boi cozido no vinho tinto

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 700 g de peito de boi com pouca gordura
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 colheres de chá de pimenta do reino ou um mix de pimentas em grão moída na hora
  • 12 batatas pequenas com as cascas
  • 12 cebolas pequenas descascadas
  • 4 dentes de alho inteiros
  • 1 xícara de vinho tinto
  • 1 + 1 xícaras de água
  • Alguns galhinhos de orégano ou alecrim fresco
  • 1 panela de pressão

Instruções

Tempere a carne com metade do sal e metade da pimenta, e deixe em um recipiente com tampa por algumas horas – eu deixei por uma noite. Mas, não é necessário.

Aqueça o óleo, e doure a carne até ficar bem escura dos dois lados. Lembre-se que ela ainda vai cozinhar em um molho, e por isso perde um pouco da cor.

Utilize uma panela de  pressão para fazer essa receita, é mais rápido e poupa energia.

Após dourar a carne no óleo, acrescente as cebolinhas descascadas e lavadas. Mexa algumas vezes até elas começarem a dourar. Acrescente as batatas lavadas e com as cascas. Molhe com o vinho tinto. Polvilhe com o restante do sal, junte dentes de alho inteiros e o orégano ou o alecrim. Acrescente uma xícara de água, e tampe a panela.

Observação: eu preparei essa receita em duas etapas, por isso acrescentei primeiro uma xícara de água, e cozinhei a carne por vinte minutos na panela de pressão. Desliguei o fogo, e esperei a panela esfriar.  Quando ela abriu sem resistência, espete a carnei com um garfo para ver se estava macia. Se ainda estiver dura, acrescente mais uma xícara de água, tampe a panela novamente, e cozinhe por mais vinte minutos na pressão. O molho deve ficar bastante denso.

Eu preparei essa carne em duas etapas porque achei fiquei em dúvida se a carne estava macia e não queria desmanchasse na panela. Mas também pode ser preparada em uma só etapa, cozinhe por quarenta minutos na pressão. Nesse caso, acrescente as duas xícaras de água logo no começo. Prove o sal e a pimenta, acerte as quantidades a gosto na hora de servir.

Olha o truque

Como contar o tempo de cozimento em uma panela de pressão? Tampe a panela de pressão, e cozinhe no fogo médio para alto até ela começar a chiar e soltar o excesso de ar. Abaixe o fogo para médio baixo e conte o tempo indicado na receita.

Você também pode gostar