Arroz doce é uma receita que não pode faltar na lista de receitas tradicionais brasileiras. Original de Portugal, onde era, e ainda é, preparada sem o leite de coco e o coco ralado.
Veja aqui a receita portuguesa
Dessa vez eu resolvi fazer um arroz doce bem puxa-puxa, e usei o arroz de grão curto próprio para comida japonesa. E assim, feliz da vida continuei a tradição da sobremesa que é de se adaptar a cada cultura onde é preparado. Depois, foi levada para os países árabes, onde o arroz é usado com base para doces finíssimos. Mas a receita de arroz doce é muito mais antiga, provavelmente de origem persa. De lá veio em direção ao Mar Mediterrâneo. E chegou em Portugal e na Espanha com a invasão moura durante o século X.
Mas, foi aqui, no Brasil, no Nordeste, que o leite de coco e o coco ralado passaram a fazer parte da lista de ingredientes do arroz doce. Porém, só a partir do século XVII. Como é que eu sei disso? É que o coqueiro chegou ao Brasil durante a invasão holandesa (1630 – 1654). Antes, o cajueiro dominava a paisagem da orla marítima do país.