Arroz doce português cremoso

por Cozinha da Márcia

A receita de arroz doce português cremoso foi adaptada do livro Cozinha tradicional portuguesa, sua autora é Maria de Lourdes Modesto. O livro foi editado nos anos 80 do século passado, a edição está esgotada, mas pode ser encontrado em sebos. Esse é provavelmente o grande livro da cozinha portuguesa. A autora viajou por todas as regiões de Portugal, pesquisou quais eram as receitas de cada região, e conversou muito com as cozinheiras locais. Para mostrar bem o modo de fazer de cada uma das receitas as fotos do livro mostram as suas autoras à beira do fogo no quintal ou à frente do fogão de lenha. Nem é tão importante preparar todas as receitas, mas sim apreciar como é a origem da cozinha. Muito lindo.

A receita de arroz doce português cremoso a seguir é fácil de fazer, porém eu a achei um pouco grande, e por isso teve a quantidade de seus ingredientes divididos ao meio. Mas ela ser duplicada. Acho importante lembrar que o melhor tipo de arroz  para esse tipo de receita é o cateto porque absorve melhor o leite. Como eu não gosto muito de manteiga usei óleo de coco.  E como essa é uma receita de arroz doce português não tem leite de coco na sua lista de ingredientes.

 

Receita de arroz doce português cremoso. Foto Marcia Zoladz

Arroz doce português

Imprimir
Porções: 4 porções pequenas Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 250 g de arroz o cateto brasileiro ou de arroz para risoto
  • 600 ml de água
  • 1 /4 de colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de gordura vegetal / manteiga ou gordura de coco
  • 300 ml de leite integral + se for preciso
  • 100 g de açúcar
  • 1 pau de canela
  • casca de meio limão ralado

Instruções

Ferva a água com o sal e a gordura vegetal / manteiga ou óleo de coco. Junte o arroz lavado e escorrido, e cozinhe por aproximadamente dez minutos.

Acrescente o pau de canela, a casca de limão ralada e o leite. Cozinhe, no fogo bem baixo, mexendo com frequência até o arroz ficar bem macio e o caldo engrossar. É fácil ver o ponto. O caldo deve cobrir as costas de uma colher de pau e abrir um caminho ao passar o dedo. Demora bem uma meia hora. Se engrossar demais junte mais meia xícara de leite aos poucos.

Desligue o fogo, tampe a panela e espere amornar e terminar de engrossar. Transfira para uma tigela depois de quase frio. Polvilhe com canela na hora de ir para a mesa.

Olha o truque

Além do arroz cateto com seu grão mais arredondado, também os tipos usados para risoto, e são dois carnaroli e arbório, são os mais indicados para fazer o arroz doce português porque tem uma quantidade grande de amido. E por isso, quando são cozidoseles deixam a textura da sobremesa bem cremosa.

Você também pode gostar