Doce de caju em ponto de corte delicioso!

por Cozinha da Márcia

O doce de caju para ficar durinho e em ponto de corte é preparado com a polpa e a casca da fruta.  O seu nome correto  é cajuada, porém eu o chamo de doce para não o confundi-lo com o refresco de caju preparado com o suco da fruta, água e açúcar.

O caju é uma fruta de origem brasileira que mais se presta para sucos do que para doces. Também são bons para refrescos e uma bebida levemente fermentada chamada de aluá. O aluá caiu em desuso apesar de ser extremamente refrescante.

Na foto, o doce de caju preparado apenas com o suco de caju, açúcar, suco de um limão, e pectina em pó. A pectina é uma presente em frutas como a maçã tem a capacidade de engrossar líquidos sem mudar o seu sabor ou a sua cor. Ela cria uma conecção entre as moléculas. E, é ao mesmo tempo um estabilizante uma vez que só derrete uma vez na hora em que é diluída. Por isso, a indústria alimentícia a utiliza na preparação de doces e geleias.

Doce de caju durinho. Foto: Marcia Zoladz

Doce de caju em ponto de corte

Imprimir
Porções: 20 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 26 cajus sem as castanhas
  • 70% do seu peso em açúcar refinado
  • Suco de 1 limão siciliano
  • 2 colheres de sopa de pectina em pó
  • 1 / 2 xícara de água quente

Instruções

Retire as castanhas dos cajus girando-as com força sem apertar as frutas para não perderem o suco. Corte as frutas em quatro a seis pedaços. Bata-as em um processador até obter um suco grosso, com as frutas bem desmanchadas.

Os cajus aqui @cozinhadamarcia pesaram um quilo sem as castanhas. Então usei 700 g de açúcar refinado.

Coloque a polpa dos cajus e o açúcar em uma panela bem grande. Ligue o fogo baixo, e misture lentamente para o suco com o açúcar. Esprema o suco de limão sobre uma peneira diretamente sobre a panela. A peneira vai segurar os caroços.

Cozinhe a mistura em fogo baixo mexendo algumas vezes até a cor ficar dourada. Dissolva a pectina na água quente, e acrescente o líquido à massa de caju. A partir desse ponto é importante mexer sem parar para o doce não encaroçar. Mexa até soltar do fundo da panela. Ou, se estiver em dúvida, até o fundo da panela aparecer bem.

Transfira o doce para formas forradas de papel manteiga untado com óleo. Retire da forma, e sirva com queijo branco.

Você também pode gostar