Bolo mármore com cacau e laranja

por Cozinha da Márcia

A receita clássica do bolo mármore é a mesma de qualquer bolo simples. A única diferença é que metade da massa é espalhada no fundo da assadeira. Enquanto o resto da massa, que ficou na tigela da batedeira, é misturado com chocolate. Já na forma, faz-se o marmorizado com um movimento em espiral. As duas massas se mesclam de modo irregular e o resultado é um bolo bicolor depois de assado.

O bolo é bem aromatizado com a casca ralada e o suco de laranja, que combina muito bem com o sabor do chocolate.

A receita de bolo simples é o chamado bolo 1-2-3-4  – manteiga – açúcar – ovos – farinha, ao qual se acrescenta um pouco de leite ou suco de laranja. Aqui não é muito diferente, apenas misturou-se meia de xícara de fécula de batata à massa para garantir um bolo mármore bem alto.

Bolo mármore. Foto: Marcia Zoladz

Bolo mármore

Imprimir
Porções: 20 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 xícara de manteiga com sal em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos
  • 2 e 1 / 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 / 2 xícara de fécula de batata
  • 2 cm de raiz de gengibre ralada
  • A casca de 1 laranja ralada
  • Suco de 1 laranja
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 cálice de conhaque ou vinho do porto

Instruções

Deixe a manteiga fora da geladeira de um dia para o outro. Meça cada um dos ingredientes em tigelas separadas para ir mais rápido. Misture a farinha com a fécula de batatas e o fermento em pó. Rale o gengibre e a casca de laranja sobre a mesma tigela. Esprema o suco de laranja sobre uma peneira pequena em cima de uma tigela. Assim os caroços e o que sair do bagaço não irão parar  na massa do bolo.

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme amarelo claro, acrescente um ovo inteiro ( a gema e a clara) de cada vez sem parar de bater. Acrescente a casca de laranja e o gengibre ralados e metade do suco de laranja. Batendo bem devagar junte a farinha aos poucos. Junte o resto do suco e, se precisar, caso a massa ainda fique um pouco seca, misture o cálice de conhaque ou de vinho do Porto.

Forre o fundo de uma forma com 20 centímetros de diâmetro com papel manteiga, unte-o e polvilhe o fundo e as laterais da forma com farinha de trigo. Para segurar o papel manteiga no lugar antes de untá-lo faça quatro "pontos"com manteiga no fundo da forma, e fixe o papel. Pronto, agora basta untá-lo com manteiga.

Cubra o fundo da forma com metade da massa do bolo. Polvilhe o cacau em pó no restante da massa na tigela da batedeira. Bata a massa mais um pouco, e acrescente o conhaque ou vinho do Porto. Isso mesmo, apenas à massa com o cacau, que normalmente fica mais ressecada.

Transfira a massa de cacau para a forma, e com uma faca ou um garfo, faça movimentos em espiral de cima para baixo misturando um pouco a parte com cacau com a massa que já está na forma.

Asse no fogo médio para baixo,180 oC, até o bolo estar assado. Aqui em casa demorou uma hora e dez minutos.

Você também pode gostar