Acaçá: um dos pratos mais brasileiros do nosso cardápio

por Cozinha da Márcia

O acaçá é um prato oferecido às divindades de origem africana. Ele é talvez um dos pratos mais importantes da cultura brasileira. Porém, para se entender essa afirmação, é preciso lembrar que nos cultos de matriz africana todo o relacionamento entre pessoas e dividindades é intermediado por um prato de comida. Assim, pode-se dizer que os santos também comem, e cada um tem o seu prato predileto. Como o acaçá simboliza a própria vida, portanto ele é parte de todos os rituais, do mais simples ao mais festivo.

É interessante notar que o milho branco utilizado para fazer o acaçá é um ingrediente de origem americana. É um prato que reúne a tradição africana ao alimento natural do país. Nem africano nem brasileiro, mas uma união dos dois.

Acaçá. Foto: Marcia Zoladz

Acaçá

Imprimir
Porções: 20 porções de 20 gramas Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 200 g de milho branco para canjica
  • 3 g de sal
  • 1 litro de água

Instruções

Lave rapidamente a canjica para tirar a poeira. Deixe a canjica de molho coberta com a água de um dia para o outro. Cozinhe-a com a água e sem tempero em uma panela de pressão. Conte vinte minutos após a panela “pegar” a pressão e começar a chiar. Desligue o fogo, e aguarde a panela estar quase fria para abri-la.

Transfira a canjica e água onde cozinhou para um liquidificador, e bata até obter um creme liso e espesso. Provavelmente será necessário acrescentar mais uma ou uma e meia xícara de água à canjica no liquidificador.

Devolva o creme para a panela, acrescente o sal e mexa por mais cinco minutos no fogo baixo. Até soltar do fundo da panela. O acaçá está pronto.

O acaçá é tradicionalmente servido embrulhado em folha de bananeira. Mas, para fazer em casa, arrume a massa de milho branco em uma forma de pudim com buraco no meio. Primeiro unte a forma com óleo vegetal, distribua a massa do acaçá em uma camada uniforme, e espere esfriar totalmente. Deixe na geladeira até a hora de servir, desenforme e leve para a mesa.

O acaçá da foto foi servido em pequenas porções como entrada. Também é o acompanhamento perfeito para num bobó de camarão ou uma moqueca.

Você também pode gostar