Agosto é época de tamarindo. Prepare uma geleia de tamarindo para servir com sorvetes e rechear bolos. Eu sei que não é lá muito comum encontrar tamarindos à venda nos supermercados, mas o esforço vale a pena. É mais fácil encontrá-los nas bancas de rua ou nas feiras-livres. Nesse caso, eu os comprei por acaso em uma banca aqui perto de casa. E aproveitei a oportunidade para fazer a geleia de tamarindo para servir com sorvetes. Utilizei a acidez da fruta para contrabalançar o excesso de açúcar em alguns sabores de sorvetes. E, eu gosto especialmente do sorvete de coco com a geleia de tamarindo. Experimente também servir com sabores como chocolate, banana, ou ainda com um sorvete de creme.
Use a geleia de tamarindo no lugar da geleia de damasco ou de laranja amarga para rechear bolos. Há uma troca entre os sabores do tamarindo com o dos bolos de chocolate, de fubá, de amêndoas ou de nozes. Um enfatiza o outro, ao mesmo tempo que a sua acidez é amenizada. Os bolos preparados com farinha integral, e com açúcar mascavo ou melado de cana também combinam com a geleia de tamarindo.
A geleia dá um pouco de trabalho, mas bem pouco. O maior esforço é soltar as sementes de dentro das favas. A parte utilizada na geleia é a polpa que envolve as sementes. Esse é o tipo de trabalho que as crianças podem ajudar. E ainda dá para transformar tudo em uma bricadeira. O desafio é descobrir quem consegue provar a fruta pura! Só tomem cuidado que ela é muito ácida.