Um limão para cada tipo de prato? Você sabe qual é a diferença entre as variedades de limões? No Brasil temos alguns tipos mais comuns, os quais podem ser utilizados de modos diferentes, tanto em salgados quanto em doces. Porém, o mais vendido é o taiti, aquele da casca verde; e o siciliano com a casca amarela, que também é maior.
Há uma pequena confusão com os nomes, como chamamos o limão verde de limão, o limão amarelo ganhou um novo nome – limão siciliano. Ele, no entanto, não vem da Sicília, que é uma ilha no Sul da Itália. Ele é nativo da Ásia, de onde se espalhou pelo mundo. O limão taiti, que não veio do Taiti, e nem é um limão, é uma lima, ele é primo da laranja, e como sabem, muito ácido.
Fora esses dois, temos ainda alguns limões que tem uma produção menor ou apenas local. Vira e mexe consegue-se comprar um limão de polpa cor de laranja cujo nome varia de acordo com a região onde é vendido. O limão cravo também é conhecido como limão rosa, ou como limão caipira. É fácil reconhecê-lo uma vez que sua aparência é mais rústica, e também porque quando maduro a sua casca fica cor de tangerina. Todas essas variedades chegam ao Brasil, e são pesquisadas pela Embrapa por empresas privadas antes de serem difundidas pelas plantações.
Qual é a diferença entre os tipos de limões? A lista abaixo está em ordem descrescente pelo grau de acidez de cada tipo.
1. Limão taiti – bom para temperar molhos de salada, acompanhar peixes fritos, carne de porco. Muita gente esfrega o frango cru com meio limão enquanto o lava. E peixes e camarões podem ficar de molho em um pouco de suco com algum tempero antes de serem preparados. A acidez deixaria a carne mais firme. Mas, é bom observar que nem sempre queremos uma textura mais firme. A casca pode ser usada raladinha na massa de bolos e pudins. Também faz boa limonada e bons drinks.
2. Limão galego – esse é perfeito para usar em temperos para peixes e aves, molhos de salada, ou para acompanhar croquetes e bolinhos fritos, o seu tamanho é menor do que o do taiti, e foi o tipo de limão mais comum no país por muito tempo. É o limão mais antigo do país, e tem um perfume delicado.
3. Limão cravo – O seu grau de acidez é moderado. Utilize-o em caipirinhas, chutneys, doces, e temperos.
4. Limão siciliano – é bom para fazer sorvetes, dar gosto em mousses, e também é um excelente acompanhamento, assado com um pouco açúcar e pimenta por cima junto com uma carne, ou na churrasqueira.
Veja aqui quais são as frutas cítricas no site da Embrapa.