Peixe assado: como calcular o tamanho certo

por Cozinha da Márcia

Na hora de fazer um peixe assado é muito importante observar o tamanho da sua cabeça. A cabeça do peixe pode pesar em alguns tipos até trinta por cento do seu peso. O que quer dizer que sempre que se compra um peixe inteiro para assar deve-se entender que a quantidade a ser consumida é tudo menos o peso da cabeça. Parece boboagem, mas já errei diversas vezes essa conta.

É sempre bom fazer essa conta uma vez que os peixes são pesados antes de serem limpos das entranhas, das guelras e da espinha dorsal.  Na verdade, o que vai ser consumido é o peixe depois de limpo. Lembre-se que o peixe assado é de fácil digestão. Por isso, calcule 250g para cada porção. Assim, ninguém sai com fome da mesa. Algumas vezes eu peso o peixe novamente depois de limpo.

A conta muda quando o peixe é usado para uma sopa ou em uma moqueca. É que o molho, os temperos, os tomates, e o pimentão contribuem para aumentar o tamanho de cada porção. Por isso, na hora de comprar o peixe calcule uma quantidade semelhante a um bife, aproximadamente 150 g, por pessoa.

Veja a seguir como preparar um pargo assado embrulhado no papel alumínio com muitas ervas temperos e fatias de laranja.

 

Peixe assado: como calcular o tamanho certo. Foto: Marcia Zoladz

Pargo assado embrulhado

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 pargo inteiro com 1,2 Kg antes de limpar, peça na peixaria para deixar a cabeça e limpar por dentro.
  • 3 fatias de laranja
  • 1 xícara de folhas de salsa e hortelã picadas
  • 1 / 2 xícara de cebolinha picada
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 / 4 de colher de chá de molho de pimenta
  • 1 / 4 de xícara de vinho branco
  • Folha de papel alumínio

Instruções

Lave o pargo, passando o dedo dentro da barriga para soltar o sangue pisado. Deixe-o por alguns instantes na água corrente para limpar a boca.

Em uma assadeira, abra um pedaço de papel alumínio grande o suficiente para colocar o peixe, os temperos e ainda cobrir o peixe e vedar as laterais como em um envelope.

Coloque o peixe lavado em um dos lados do papel alumínio. Esfregue o peixe por dentro e por fora com o sal, arrume duas fatias de laranja na barriga. Distribua as ervas picadas por cima e um pouco dentro da barriga.

Levante as laterais do papel alumínio para poder acrescentar o vinho misturado com o molho de pimenta por cima do peixe. Feche as laterais para não deixar o vapor escapar enquanto o peixe assa.

Asse o peixe por 30 minutos no forno previamente aquecido a 200o C. Transfira o envelope com o peixe para o prato de servir. E só abra o papel na mesa.

 

 

 

Olha o truque

>Uma das partes mais saborosas dos peixes são as bochechas. Não de deixe comê-las!

>Não gosta do cheiro de peixe nas mãos? Use uma luva na hora de temperá-lo.

 

 

 

 

 

 

Você também pode gostar