Na hora de fazer um peixe assado é muito importante observar o tamanho da sua cabeça. A cabeça do peixe pode pesar até trinta por cento do seu peso. O que quer dizer que sempre que se compra um peixe inteiro para assar deve-se entender que a quantidade a ser consumida é tudo menos o peso da cabeça. Parece boboagem, mas já errei diversas vezes essa conta.
É sempre bom fazer essa conta, uma vez que os peixes são pesados antes de serem limpos. E tem também o peso das entranhas, das guelras, e da espinha dorsal, o que pode pesar até quase a metade do total. Se estiver preparando uma receita especial com mais instruções você poderá pesá-lo novamente depois de limpo. Também é importante calcular uma porção um pouco maior para cada pessoa uma vez que o peixe depois de assado é muito leve. Assim, calcule 250 g para cada porção para ninguém sair com fome da mesa.
A conta muda quando o peixe é usado para uma sopa ou em uma moqueca. É que o molho, os temperos, os tomates, e o pimentão contribuem para aumentar o tamanho de cada porção. Por isso, na hora de comprar o peixe calcule uma quantidade semelhante a um bife, aproximadamente 150 g, por pessoa.
Veja a seguir como preparar um pargo assado embrulhado no papel alumínio com muitas ervas temperos e fatias de laranja.