Sorvete de chocolate cremoso sem leite!

por Cozinha da Márcia

Quer experimentar um sorvete de chocolate cremoso e sem leite? Ele é mais leve do que um de chocolate a base de leite de vaca ou creme de leite. Essa é uma receita que utiliza uma gelatina de origem vegetal, o ágar-ágar, para dar maior cremosidade e maciez ao sorvete pronto. E, ao mesmo tempo, o sorvete de chocolate cremoso também pode ser transformado rapidamente em um sorvete vegano. É só trocar o chocolate recomendado por outro vegano – sem lactose, e sem gordura animal. Utilize também cacau em pó no lugar do chocolate em pó.

Experimente trocar o leite de vaca por leites vegetais quando estiver preparando um sorvete em casa. Eles enriquecem o sabor de sorvetes de doce de leite, de chocolate branco, ou com passas ao rum. Mas, utilize principalmente aqueles com algum teor de gordura como os de castanhas ou amêndoas. Lembre-se que a fim de compensar a perda da gordura do leite de vaca também é preciso acrescentar algum tipo de gelificante à receita.

O ágar-ágar é uma gelatina feita com algas marinhas. Normalmente é encontrado nos supermercados e nas farmácias junto com os produtos diet e fitness, ou online. Em geral, as quantidades utilizadas nas receitas para sorvetes são pequenas. Por isso recomendo comprar uma embalagem pequena. Só para se ter uma ideia, apenas uma colher de chá já é suficiente para engrossar quase um litro de líquido.

Como expliquei no começo, todos os sorvetes caseiros também podem utilizar uma pequena quantidade de algum tipo de gelatina. É uma maneira de aumentar a sua maciez, ou de se compensar a velocidade baixa da sorveteira. Você pode fazer isso por conta própria, mesmo quando ela não estiver na lista de ingredientes.

Sorvete de chocolate cremoso e sem leite. Foto: Marcia Zoladz

Sorbet de chocolate cremoso e sem leite

Imprimir
Porções: 6 a 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 600 g de sorvete ou 4 porções
  • 250 g de chocolate meio amargo, cortado em pedaços. Utilizei chocolate em gotas com 58% de cacau
  • 60 g de chocolate em pó | 2 colheres de sopa cheias
  • 200 g | 1 xícara de açúcar
  • 1 / 2 colher de chá de ágar-ágar em pó
  • 600 ml | 3 xícaras de água
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • Nibs de cacau ou grãos de café ou café em pó para polvilhar

Instruções

Aqueça o açúcar com a água e o chocolate em pó até 70 graus, e só então junte o ágar-ágar. Continue mexendo  até a temperatura chegar a 86 graus. O melhor é ter um termômetro, mas dá para fazer no olho. A temperatura final é quase fervendo, com bolinhas de ar à toda volta da mistura. Como o ágar-ágar só se dissolve na água quente algumas vezes sobram uns pedacinhos sem dissolver. Não faz mal, porque a próxima etapa da receita será batida no liquidificador.

Coloque o chocolate em um recipiente de metal ou louça, e cubra-o com a mistura quente com o ágar-ágar. Misture com um batedor manual até o chocolate derreter. Em seguida, bata com um mixer de mão ou no liquidificador por dois minutos. Guarde essa calda de chocolate no congelador por três horas antes de bater em uma sorveteira.

Se não tiver sorveteira, não tem problema. Bata essa calda semicongelada com uma batedeira ou no liquidificador.  Repita isso por duas ou três vezes, até o sorvete ficar cremoso.

Na foto espalhei por cima do sorvete alguns nibs de cacau. Nibs é a parte da semente que protege as amêndoas do cacau torradas e quebradinhas. Elas tem gosto de  chocolate e o seu sabor pode variar de levemente até bem amargo. Podem ser comprados em mercadões, nas lojas que vendem castanhas e frutas secas a granel. Eu às também polvilho com um pouquinho de café em pó ou com grãos de café quebrados. Fica ótimo.

Mas, se não tiver, polvilhe levemente o sorvete com pó de café, é uma delícia.

 

Você também pode gostar