Experimente a receita de abará tradicional ou vegetariano

por Cozinha da Márcia

O abará tradicional ou o vegetariano são muito fáceis de fazer – uma porção de massa de feijão fradinho temperado é cozida no vapor. O abará pode ser cozido e servido de duas maneiras. A maneira tradicional é arrumar porções individuais dentro de envelopes de folhas de bananeira, e levá-los ainda embrulhados à mesa. Ou se preferir, a massa inteira pode ser cozida em um cuscuzeiro, e cortada em fatias depois de pronto.

Eu, no entanto, convido a vocês a experimentarem a versão enrolada na folha de bananeira. Onde conseguir as folhas? Sinceramente, não sei. Eu pedi a uma conhecida para ver conseguia uma folha com um vizinho. E, deu certo!

 

Abará tradicional. Foto: Marcia Zoladz

Abará tradicional ou vegetariano

Imprimir
Porções: 8 unidades Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 300 g de feijão fradinho
  • 1 / 4 de xícara de amendoim ou castanha de caju
  • 1 cebola pequena
  • 1 pimenta malagueta (peguei uma do vidro do molho de pimenta)
  • 1 / 3 de xícara de óleo de dendê
  • 100 g de camarão seco (opcional)
  • Molho salada
  • 2 tomates
  • 1 pimentão
  • 1 cebola
  • 1 pimenta malagueta
  • 1 xícara de óleo de dendê ou de azeite de oliva
  • Sal a gosto

Instruções

Primeiro quebre os feijões no liquidificador – não precisam ficar muito pequenos, lave-os, e deixe-os de molho cobertos com água por uma noite.

No dia seguinte, esfregue os grãos de feijão para soltar a maior quantidade possível de cascas, até os grãos ficarem branquinhos. Descarte a água onde ficaram de molho. Em seguida, bata os grãos de feijão no liquidificador até obter uma pasta, acrescente um quarto de xícara de água para amolecer a massa.

Se estiver usando amendoins, aqueça-os em uma frigideira, coloque-os em um pano, e esfregue-os para retirar as cascas. Para se livrar das cascas é preciso soprá-las delicadamente. Se estiver usando as castanhas de caju, apenas aqueça-as para retirar um pouco a sua umidade. Seque os camarões secos no forno e em seguida bata-os no liquidificador para obter uns pedacinhos pequenos e não uma farinha. Bata a cebola no liquidificador com a pimenta malagueta. Tempere com sal a gosto.

Prepare uma massa com o creme de feijão fradinho misturado com os amendoins moídos, os camarões pulverizados e o dendê. Não se preocupe de a massa ficar um pouco molhada.

 

Para cozinhar os abarás

Ou na folha de bananeira – lave a folha de bananeira e corte o talo central, e divida-a em quadrados. Passe cada pedaço pelo fogo baixo do fogão. A folha ao aquecer trocará de cor, e ficará brilhante.

  1. Coloque o pedaço de folha de bananeira na palma da mão, arrume duas colheres de sopa de massa no meio. Dobre a parte de baixo do lado esquerdo para o lado direito, e a do lado direito sobre o esquerdo, e dobre-as para trás formando um copinho. Faça o mesmo com a parte superior.
  2. Cubra a parte de baixo de uma panela ou de um cuscuzeiro com as folhas de banana que sobraram. Arrume os abarás por cima, acrescente água na parte de baixo do cuscuzeiro, tampe e cozinhe por aproximadamente 20 a 25 minutos. Teste como se fosse um bolo com a lâmina de uma faca. Se não tiver cuscuzeiro, arrume as folhas e os abarás em uma panela, e coloque-a em um banho-maria. E, cozinhe por mais ou menos 30 minutos.

Ou no cuscuzeiro, sem a folha de bananeira. Forre o fundo do cuscuzeiro ou com folha de bananeira ou com folhas de couve, espalhe a massa do abará, cubra com outra folha. Cozinhe por aproximadamente meia hora a quarenta minutos.

 

Para o molho de salada – pique todos os ingredientes e misture com o azeite de dendê ou o azeite de oliva.

Você também pode gostar