Projeto Winemakers: venha aprender a fazer vinho na Miolo

por Cozinha da Márcia

Muitas novidades além do Projeto Winemakers,Um vinho para chamar de seu, que forma enólogos amadores a vinícola Miolo também inscrições para o módulo ‘Espumantes’, exclusivo para os alunos das turmas do módulo ‘Tintos’

Único curso da América do Sul destinado à formação de enólogos amadores, o programa Winemaker Miolo, que este ano completa 10 anos de existência, está com inscrições abertas para a 6º turma de ‘Vinho ‘Tinto’, com início em agosto. Até junho de 2019, reuniões periódicas vão reunir um grupo de enófilos que têm em comum, além da paixão pelo vinho, o desejo de elaborar o próprio rótulo. As vagas são limitadas e vão respeitar a ordem de inscrição.

Durante o Winemaker Miolo, os participantes se envolvem em todo o processo de elaboração de um vinho, desde o vinhedo até o desenvolvimento do design do rótulo. O projeto é integralmente supervisionado por Adriano Miolo, enólogo da vinícola, e pela equipe técnica do grupo.

O vinho elaborado através do Winemaker é um Merlot, que pode receber em seu corte outros vinhos, a serem definidos pelo grupo. O vinhedo exclusivo do Winemaker é uma das melhores parcelas da família e está localizado dentro do icônico Lote 43, na região demarcada do Vale dos Vinhedos.

“Nosso objetivo é oferecer uma oportunidade e uma experiência para os apreciadores elaborarem um vinho próprio, utilizando a estrutura das vinícolas do grupo e o suporte dos profissionais da empresa, além, claro, da assinatura de uma das principais e mais premiadas vinícolas do Brasil”, resume Adriano Miolo.

A segunda etapa no processo de se tornar um enólogo amador também está com inscrições abertas: é o módulo ‘Espumante’, exclusivo para os alunos que já fizeram o módulo ‘Tinto’. Essa fase do programa tem início em janeiro de 2019, com encontros no Rio Grande do Sul (encontros I, II, IV) e no Vale do São Francisco, na Bahia (encontro III). As aulas vão abordar: Método Tradicional – Colheita e Elaboração do Vinho Base; Definição do Corte (vinho base), licor de tiragem e processo de espumantização; Método Charmat e Asti; e Remouage, Degorgement e Formatura.

No caso do módulo ‘Tinto’, de agosto deste ano até junho de 2019 serão três encontros que vão tratar dos processos de Poda Seca (17 a 19 de agosto), Poda Verde (9 a 11 de novembro) e Safra (7 a 10 de março), além da última reunião, entre 7 e 9 de junho, para Definição do Corte e Formatura.

Durante o período das aulas, os participantes permanecem hospedados no luxuoso Hotel e SPA do Vinho Caudalie, que fica em frente à vinícola. Além das atividades inerentes ao curso, participam também de degustações especiais, almoços e jantares temáticos e harmonizados.

Informações e inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (54) 2102-1553 e (54) 9 81141155. O contato deve ser feito com Vanessa Belatto.

Você também pode gostar