Confit de pato

por Cozinha da Márcia

Prato tradicional da gastronomia francesa é um excelente aprendizado técnico e muito sofisticado. Veja a foto.Veja a foto.

Confit de pato

Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 8 coxas de pato
  • 1 colher de sopa de sal grosso
  • 2 ramos de tomilho
  • 3 folhas de louro frescas
  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino

Instruções

O confit é uma conserva da carne do pato na sua própria gordura. A camada de gordura sob a pele permite que aguente as águas frias onde se banham e passam boa parte de suas vidas.

Um confit de pato é preparado em duas etapas – na primeira, derrete-se a sua gordura; na segunda – o pato já temperado é lentamente cozido nessa gordura derretida. Depois, ele ainda ficará acondicionado coberto de gordura na geladeira até ser preparado de maneiras diferentes em receitas como pato com laranja, salada de lascas de pato com verdes e figos frescos.

Comece cortando a gordura extra do pato, algumas pessoas retiram toda a pele e a gordura, outras retiram o excesso de gordura e deixam a parte da pele grudada na própria coxa.

Assista ao vídeo explicativo.

Em seguida derreta a gordura do pato no fogo bem baixo. Para garantir a temperatura suave desloque a panela para fora do centro da chama, assim apenas um dos seus lados vai aquecer, e assim essa banha vai desmanchar lentamente. Atenção, pois poderá demorar até duas horas.

Veja a foto da cor da pele do pato com a gordura derretida.

Esfregue os temperos por todos os lados e deixe as pernas de pato de molho por 24 horas.

No dia seguinte, lave bem as coxas e em seguida coloque-as mesma panela onde derreteu o excesso de gordura na véspera. E, como o fogo muito baixe, aguarde que cozinhem derretendo toda a sua gordura e fiquem quase douradas.

Retire as coxas, arrume-as em um refratário e cubra-as com a sua gordura. Guarde na geladeira.

Você também pode gostar