Fresquinho: Crostini de abobrinha gelada

por Cozinha da Márcia

Os crostini de abobrinha gelada são deliciosos, e o seu sabor é muito delicado. E, além do mais são super saudáveis.  Aqui em São Paulo é assim que chamam os mini sanduíches abertos. Em geral eles chegam à mesa nos restaurantes cobertos com algum ingrediente ou conserva de origem italiana como sardela, ou berinjelas em conserva.

Para preparar a cobertura gelada dos crostini de abobrinha faz-se um molho quente com alho, azeite de oliva, e limão. Em seguida, mistura-se a abobrinha cortada em tiras. Para cortá-las em espiral como as da foto é preciso usar um espiralador de legumes. Deixe a abobrinha depois de temperada no congelador por quinze minutos. Se tiver um prato ou uma vasilha em aço inox ou esmaltada melhor. Assim, elas esfriam mais rapidamente.

Crostini de abobrinha. Foto: Marcia Zoladz

Crostini de abobrinhas geladas

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • A receita pode ser facilmente multiplicada
  • 1 pão tipo baguette
  • 4 abobrinhas pequenas, ou uma abobrinha normal
  • 2 dentes de alho
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • Suco de meio limão taiti
  • Queijo ralado para polvilhar por cima

Instruções

Corte as abobrinhas em fatias bem finas, em juliana. Para cortar as abobrinhas em tiras mais longas, como se fossem um fio de macarrão utilizei um equipamento que corta legumes em espiral. Mas, não é necessário.

Aqueça o azeite, acrescente o alho, aguarde alguns minutos para o alho cozinhar um pouco. Assim que o cheiro do alho aparaecer, desligue o fogo. Junte as abobrinhas já cortadas. Mexa bastante, por dois minutos – isso mesmo, para envolvê-las com o azeite perfumado com o alho. Tempere com o limão. Deixe a salada de abobrinha por duas horas na geladeira, ou quinze minutos no congelador.

Corte as baguetes ao meio no comprimento. Retire o miolo, é só puxar com os dedos. Distribua a salada de abobrinha temperada sobre as baguetes. E corte-as em pedaços iguais. Polvilhe com queijo ralado – pode ser qualquer tipo.

Obrserve que a receita não usa sal. O sal vem do próprio pão e do queijo ralado.

Você também pode gostar