Sirva uma calda de marshmellow fresquinha com o sorvete

por Cozinha da Márcia

Vamos fazer uma calda de marshmellow fresquinha e super macia, e também deliciosa, e imbatível! Kkks… É dessas delícias exageradas para você comer direto do pote. Mas, o melhor mesmo é servi-la junto com sorvetes, ou com morangos. Essa é uma receita para se colocar realmente o pé na jaca e sair com a alma feliz.

Cubra uma bola de sorvete com a calda de marshmellow,  e com duas colheres de creme chantilly. Para finalizar polvilhe com chocolate em pó por cima. O contraste entre a textura do creme chantilly e a do marshmellow na boca é maravilhoso. Recomendo muito.

O nome técnico dessa calda é merengue italiano. Bastante usada na confeitaria profissional por ser mais estável do que as claras batidas em neve com açúcar refinado, ela também é muito fácil de fazer.

O marshmellow é um merengue um pouco diferente. As claras são batidas em neve com uma calda de açúcar derretido no fogo e com um pouco de calda de limão. O resultado é um suspiro bem cremoso que pode ser misturado com sabores como calda de framboesa, geleia de damasco, goiabada.

 

 

 

Calda de marshmellow. Foto: Marcia Zoladz

Marshmellow ou merengue italiano com limão

Imprimir
Porções: 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Medidas para a receita da foto – 300 ml
  • 1 clara em temperatura ambiente
  • 1 / 4 de xícara de água
  • 1 / 2 xícara de açúcar branco refinado
  • (não pode usar outros açúcares que não dá certo)
  • 1 / 2 colher de chá de casca de limão taiti ralado
  • 1 termômetro de calda

Instruções

O termômetro não é fundamental, mas ajuda muito. Se não tiver um, deixe a calda ferver por mais ou menos 5 minutos para ultrapassar os 100 oC.

Bata a clara com a casca de limão ralado em um recipiente de metal ou refratário enquanto a calda ferve. Pode bater bastante e com a batedeira em velocidade alta, para dobrar o volume. No começo parece que não vai dar certo por causa da pequena quantidade de clara. Mas ela incorpora ar rapidamente e cresce até o ponto de neve sem problemas.

Enquanto isso, a calda deverá estar começando a ferver, eu utilizei um termômetro de calda para medir a temperatura correta. Quando a calda atingir 114 °C, acrescente-a lentamente, e com muito cuidado, nas claras. O melhor é molhar a lateral da tigela com a calda. E, é muito importante não parar de bater.

Aumente a velocidade da batedeira, bata até a calda e o recipiente esfriarem. Demora em torno de dez minutos. É tempo suficiente para clara se transformar em um merengue cremoso e brilhante.

Repito essa recomendação por ser importante: não pare de bater antes do merengue estar em temperatura ambiente para a calda não soltar vapor d’agua e deixar o merengue babado.

O merengue pode ser guardado na geladeira coberto com filme plástico.

Você também pode gostar