![cozinha_da_marcia_padrao](https://www.cozinhadamarcia.com.br/wp-content/uploads/2019/11/cozinha_da_marcia_padrao-585x585.jpg)
Ingredientes
- 1/2 xícara de água morna
- 1 1/2 colher de sopa de fermento biológico desidratado
- 1 xícara de iogurte ligeiramente aquecido
- 1 colher de sopa de melado de cana ou de mel
- 1 ovo grande em temperatura ambiente
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 1 xícara de farinha de semolina de grão duro
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de ervas secas misturadas
- 1/2 xícara de amêndoas cortadas grosseiramente
- 1 colher de chá de sal
- 1 ramo de tomilho ou um galho de alecrim
Instruções
Dissolva o fermento na água morna em uma tigela grande e bem funda. Acrescente o iogurte morno, o melado, o ovo, o sal e a semolina. Misture bem com o auxílio de uma espátula, em seguida acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até soltar das laterais e do fundo da tigela.
Abra e enrole a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo seis a sete vezes. Faça isso com a parte da mão próxima ao pulso. Coloque a massa em uma tigela untada com manteiga ou margarina, gire-a uma ou duas vezes para untá-la. Cubra a tigela com filme plástico e deixe em cima ou próximo ao fogão, em um lugar quentinho, até o volume dobrar, aproximadamente quarenta minutos.
Acrescente as ervas e as amêndoas polvilhados com sal. Trabalhe a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo.
Abra a massa em um retângulo e enrole as laterais mais longas em direção ao centro. Coloque a massa em uma fôrma retangular de fundo solto, untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo. Se preferir preparar dois pães divida a massa em duas fôrmas retangulares, dessas para pão de forma. Em seguida pincele a parte de cima da massa com um pouco de água, e peneire duas colheres de chá de farinha de trigo sobre o pão. Deixe crescer novamente em um local aquecido até dobrar de volume.
Asse o pão no forno previamente aquecido em temperatura média (240°) até dourar. Para saber se o pão está pronto bata na massa, deve sair um som seco, como se o pão estivesse oco.