Naturalmente gostoso, macio e com gosto de barra de cereais. Veja a foto.Veja a foto.
Ingredientes
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de frutas cristalizadas e secas, 300 g no total com:
- 100 g de bananas passas sem açúcar
- 50 g de abacaxi cristalizado
- 50 g de papaia cristalizada
- 50 g de uvas-passa
- 50 g de amêndoas e nozes
- 2 colheres de sopa de melaço
- 1 colher de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 ovo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de cravo em pó
- 1 / 4 de xícara de vinho do porto
- Casca de limão siciliano, opcional
Instruções
Bata no processador de alimentos as amêndoas junto com as nozes até obter uma farinha grossa. Coloque em uma tigela. Bata as frutas cristalizadas até ficarem bem pequenas. Misture-as com a farinha de amêndoas e nozes, a farinha de trigo, o cravo, o chocolate em pó, e o bicarbonato de sódio.
Bata com a batedeira o ovo, a manteiga bem amolecida, o melaço. Assim que obtiver um creme homogeneo comece a misturar a farinha com as frutas e o vinho do porto.
Para assar utilize uma forma retangular de fundo solto ou um tabuleiro comum. Corte um pedaço de papel manteiga do tamanho do fundo da forma, pincele o fundo da forma escolhida tres ou quatro vezes com manteiga para poder fixar o papel. Unte as laterais e o papel que cobre o fundo com manteiga, polvilhe com farinha de trigo.
Espalhe a massa em uma camada uniforme. Asse no forno baixo previamente aquecido por uns 20 minutos. O bolo demora pelo menos 50 minutos para ficar pronto. Evite abrir o forno antes desse tempo para a farinha ficar cozida. Para saber se já está assado espete a lâmina de uma faca próximo à borda da forma que, ao ser retirada, deverá sair ainda meio úmida.
Não se preocupe caso o bolo fique bem baixinho, a idéia é essa mesmo. Assim, ainda morno retire-o da forma, solte o papel do fundo e corte em pedaços. Algumas vezes eu uso um um cortador de biscoitos em formato de estrela na hora de servir as fatias, outras eu enrolo e corto em minipedaços para servir como um docinho junto com o cafezinho.
Assista ao vídeo para ver como servir o bolo.
Clique no botão a seguir para ver a foto.