Molho branco sem lactose

por Cozinha da Márcia
Frango ao molho branco.Foto: Marcia Zoladz

Quando digo sem lactose, é sem lactose mesmo, e não é uma receita preparada com leite de  vaca atenuada com alguma substância como lactaid. Para essa receita eu usei leite vegetal. Existem muitos tipos diferentes à venda no mercado, tem aqueles extraídos de castanhas ou de amêndoas. Tem ainda outros preparados com ervilhas, com arroz, com aveia, e ainda tem uma série de misturas.

O molho branco sem lactose é  uma receita vegetariana – ela utiliza uma  gema de ovo para ajudar na cor, mas também uma certa viscosidade ao molho, tornando-o mais macio. E, no lugar de manteiga utiliza margarina vegetal. Eu sei que vegetarianos e veganos não acham a margarina muito saudável. Mas precisamos fazer concessões, porque quem não pode comer leite e seus derivados passa muito mal quando o faz. Essa intolerância causa dores abdominais bem fortes.

A receita a seguir é deliciosa, leve, muito elegante, e pode ser apresentada para todas as visitas.

Frango ao molho branco.Foto: Marcia Zoladz

Molho branco sem lactose

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 500 ml de leite
  • 1 gema
  • 1 / 2 colher de chá de amido de milho ou fécula de batata
  • 2 colheres de chá de margarina vegetal
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • 1 / 2 colher de chá de pimenta do reino ou de uma misturinha de pimentas moídas na hora
  • 1 dente de alho picadinho e sem a raiz central (o sabor é mais suave)
  • 1 / 2 cebola ralada

Instruções

O resultado final de um molho branco não é um mingau, e sim um creme branco porém cheio de sabores sutis, por isso é muito importante colocar todos os temperos listados  acima. Fora os temperos na lista de ingredientes, tambeem pode-se acrescentar cebolinha fresca picadinha bem fina, para deixar o molho pintadinho de verde.

Como o molho não tem leite de vaca, a quantidade de gordura é muito pequena, e é mais difícil fazer um gratinado.  Se quiser preparado  algum prato dourado no forno, rale um pouco de pão fresco por cima e distribua pedacinhos de margarina.

Dissolva a margarina em uma caçarola, acrescente a cebola ralada e o dente de alho amassado, e assim que o alho cheirar acrescente o leite vegetal. Enquanto o leite aquece, dissolva a gema com o amido, junte uma concha do leite morninho, desmance bem, e volte para panela. Continue a misturar até o molho engrossar. Para saber se o molho está no ponto, faça o teste da colher: observe se ao passar o dedo nas costas da colher coberta com o molho abre-se uma caminho. Não deixe engrossar muito, ele irá continuar engrossando enquanto esfria. Tempere com o sal e a pimenta, e acrescente ao frango guisado, ou a um macarrão já cozido.

Se o molho ficar grosso ao esfriar volte a panela ao fogo bem baixo, junte uma colher de sopa de água por vez, e mexa sem parar.

 

 

Você também pode gostar