Massa feita em casa com tomate

por Cozinha da Márcia
Massa de talharim feita em casa. Foto: Marcia Zoladz

A massa feita  em casa com um pouco de tomate é, com certeza, a melhor de todas que eu já fiz. O motivo é muito simples – o sabor do tomate aparece bem, e também porque a receita usa extrato de tomate na massa o que deixa a sua cor linda.

A receita básica é sempre a mesma, e também começa do mesmo jeito: mistura-se uma xícara e uma colher de sopa de farinha de trigo com um pouco de sal, em seguida acrescenta-se um ovo desmanchado. E, por último, uma colher de sopa de extrato de tomate. No mais, é só amassar com um garfo até a farinha estar bem umedecida. Em seguida, trabalha-se a massa com uma das mão. Estique e enrole, dê um quarto de volta na massa, repita é obter uma bola de massa lisa.

Clique aqui para ver mais uma receita de macarrão da Cozinha da Marcia

Truque

Se a massa estiver um pouco seca, molhe a lateral da mão na água fria, e amasse mais um pouco, até umedecê-la. Se estiver muito molhada, acrescente um pouco de farinha de trigo. A superfície onde a massa é esticada não precisa ser muito enfarinhada. É que a gema tem um teor alto de gordura.

Leias as explicações técnicas na receita a seguir.

Massa de talharim feita em casa. Foto: Marcia Zoladz

Massa de talharim vermelha

Imprimir
Porções: 2 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 110 g de farinha de trigo -
  • 1 ovo pequeno
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate, não é molho de tomate que deixa a massa mole
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • A massa pode ser duplicada para mais porções

Instruções

A farinha brasileira vendida em todos os supermercados é mais grossa do que a farinha utilizada na Itália, por isso, a nossa precisa ser peneirada antes de ser usada.

Coloque a farinha em uma tigela, polvilhe o sal, e misture com um garfo. Faça uma cavidade no centro da massa, acrescente o ovo misturado em uma cumbuquinha, e o extrato de tomate. Use um garfo para umedecer e misturar bem todos os ingredientes. Em seguida, use as mãos para amassar.

Atenção – todo o trabalho a seguir é muito simples e rápido.

1 – Transfira a massa para uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo. Trabalhe a massa esticando-a com a parte perto do punho, e enrole-a de volta com a ponta dos dedos. Prossiga dessa maneira até obter uma massa homogênea que forme um bola bem lisa.

Se a massa ficar muito seca, pode ser que o tamanho do ovo seja um pouco pequeno, molhe um pouco a mão como explico no texto acima. É que a capacidade da farinha para absorver água pode variar com a temperatura ambiente, e com o grau de umidade do ar.

2 – Descanse a massa sobre a superfície onde a amassou coberta com uma tigela, ou se quiser, enrole-a com um filme plástico. Descanse-a por 15 minutinhos.

Eu abri a massa dessa receita com um rolo de madeira, mas também pode ser esticada em uma máquina de fazer macarrão.

3 – Agora, divida a massa ao meio. Estique cada metade com um rolo sobre uma superfície polvilhada com um pouco mais de farinha do que utilizou  para fazer a massa. E a cada movimento, vire-a ao contrário, a parte que estava contra a superície fica virada para cima. Faça isso até obter um retângulo com 30 centímetros de comprimento. A massa deve ficar muito fina, é muito importante que dê para ver a superfície onde está esticada. Quanto mais fina a massa maior o número de porções, e mais delicado será o resultado final.

Faça o mesmo com a outra metade, e aguarde 15 minutos para a lâmina de massa secar um pouco. Muita gente deixa a massa descansar sobre um pano de prato polvilhado com farinha. A porosidade do tecido ajuda a secagem da massa.

4 – Esfregue a massa dos dois lados com as mãos polvilhadas de farinha. Dobre a massa cuidadosamente. Cada dobra deve ter até 3 centímetros. Decida a espessura do talharim, se quiser mais larginho como fetuccine, corte a massa na transversal em fatias com 1 centímetro de espessura. Para fazer talharim, corte-a com meio centímetro.

Você pode usar uma régua para ter certeza que todas as tiras estão com a mesma largura.

5 – A massa caseira de macarrão cozinha mais rápido do que as massas secas que compramos nos supermercados. Elas cozinham como os nhoques - coloque pequenas porções para cozinhar na água fervendo com sal, e assim que subirem na panela pesque-as com um pegador de macarrão ou uma dessas pinças grandes. Transfira-as para a panela com o molho. Desse modo a massa vai terminar de cozinhar no molho, e ficará ainda mais gostosa.

Para o molho da receita da foto eu misturei duas colheres de sopa de manjericão triturado em um mini-processador com duas colheres de sopa de azeite de oliva em uma frigideira, com o fogo bem baixinho. Aos poucos fui juntando o talharim à medida que ficava no ponto al dente  na panela.

 

 

Você também pode gostar