Sorvete de café bem refrescante!

por Cozinha da Márcia
Sorvete de café. Foto: Marcia Zoladz

O sorvete de café é uma receita perfeita para os dias quentes e secos como os das últimas semanas.  Imaginem, que esse foi o ano mais quente desde que o governo começou a medir a temperatura de modo sistemático no país. Eu preparei o sorvete ontem à noite, e hoje pela manhã, eu tomei uma bola de sorvete de café. Foi uma  experiência diferente, normalmente tomamos o café quente.

Como a receita é uma mistura de café muito forte com creme de leite, o resultado é um café com leite bem docinho e gelado. As crianças certamente vão adorar. Essa receita pode ser preparada sem uma máquina de fazer sorvete. Deixe-me explicar melhor o que é um sorvete, depois dessa explicação você nunca mais vai achar que precisa de uma sorveteira. Você pode até comprar uma, porém não é fundamental. Parece que dá trabalho, mas na verdade cada uma das etapas é muito fácil e rápida.

O que é um sorvete?

Um sorvete é uma calda bem gelada –  uma mistura de um líquido que pode ser água, leite, creme de leite, leite vegano, café, ou uma mistura de líquidos diferentes, com adoçado e batido em uma sorveteira. A sorveteira gela e gira a calda com uma espátula, e com esse movimento ela quebra as partículas de gelo qie se formam,  deixando a massa de sorvete bem macia. Se olharmos em um microscópio é possível ver que essa maciez vem do equilíbrio entre uma partícula de gelo e outra de calda.

Para fazer o sorvete de café sem sorveteira deixe a calda de café no congelador. Após duas horas, retire-a, e bata-a ou com uma batedeira ou com um mixer de imersão por  mais ou menos um minuto. Retorne a calda para o congelador, e repita isso por mais duas vezes. No dia seguinte, retire o sorvete do congelador, deixe-o descongelar um pouco e bata o sorvete novamente. A essa altura a calda já virou sorvete. Transfira o sorvete para um recipiente com tampa. Eu normalmente guardo os sorvetes em umas caixinhas de isopor – ainda não encontrei caixinhas pequenas de papelão para sorvete no varejo.

Sorvete de café. Foto: Marcia Zoladz

Sorvete tipo italiano de café

Imprimir
Porções: 12 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 100 g de açúcar
  • 200 ml de creme de leite
  • 1 / 4 de xícara de café preto muito, mas muito forte - estilo ristretto da Nespresso
  • 1 colher de chá de xarope de glucose

Instruções

Preste atenção – os sorvetes depois de congelados adquirem um sabor mais sutil devido à baixa temperatura,  portanto não diminua a quantidade de açúcar.

Na véspera coloque o creme de leite para gelar. No dia seguinte, coloque a água e o açúcar em uma panela pequena, aqueça até obter uma calda bem clara. Misture o xarope de glucose. Mexa a colher com o xarope que é meio grudento até dissolver. Desligue o fogo. Prepare o café bem forte, o mais forte que já fez.  É claro que você pode fazer um pouco mais de café do que o necessário para a receita.

Quando a calda de açúcar e o café  esfriarem, bata o creme de leite em chantilly. Acrescente a calda de açúcar e o café, bata mais um pouco, só até todos os ingredientes misturarem. Se for  bater o sorvete na sorveteira, deixe a calda na  geladeira por três horas, e em seguida bata na sorveteira.

Para quem não  tem sorveteira: descande a calda por duas horas no congelador.  Retire-a, bata por um minutinho,  mesmo se a mistura ainda estiver como uma calda. Deixe mais duas horas no congelador, e bata novamente. Aguarde a calda congelar - pode demorar três ou quatro horas. Retire o sorvete,  e bata mais uma vez. Guarde em recipientes de isopor, de papelão, ou de plástico.

Sirva com lascas de chocolate ralado por cima.

 

Você também pode gostar