O sorvete de café é uma receita perfeita para os dias quentes e secos como os das últimas semanas. Imaginem, que esse foi o ano mais quente desde que o governo começou a medir a temperatura de modo sistemático no país. Eu preparei o sorvete ontem à noite, e hoje pela manhã, eu tomei uma bola de sorvete de café. Foi uma experiência diferente, normalmente tomamos o café quente.
Como a receita é uma mistura de café muito forte com creme de leite, o resultado é um café com leite bem docinho e gelado. As crianças certamente vão adorar. Essa receita pode ser preparada sem uma máquina de fazer sorvete. Deixe-me explicar melhor o que é um sorvete, depois dessa explicação você nunca mais vai achar que precisa de uma sorveteira. Você pode até comprar uma, porém não é fundamental. Parece que dá trabalho, mas na verdade cada uma das etapas é muito fácil e rápida.
O que é um sorvete?
Um sorvete é uma calda bem gelada – uma mistura de um líquido que pode ser água, leite, creme de leite, leite vegano, café, ou uma mistura de líquidos diferentes, com adoçado e batido em uma sorveteira. A sorveteira gela e gira a calda com uma espátula, e com esse movimento ela quebra as partículas de gelo qie se formam, deixando a massa de sorvete bem macia. Se olharmos em um microscópio é possível ver que essa maciez vem do equilíbrio entre uma partícula de gelo e outra de calda.
Para fazer o sorvete de café sem sorveteira deixe a calda de café no congelador. Após duas horas, retire-a, e bata-a ou com uma batedeira ou com um mixer de imersão por mais ou menos um minuto. Retorne a calda para o congelador, e repita isso por mais duas vezes. No dia seguinte, retire o sorvete do congelador, deixe-o descongelar um pouco e bata o sorvete novamente. A essa altura a calda já virou sorvete. Transfira o sorvete para um recipiente com tampa. Eu normalmente guardo os sorvetes em umas caixinhas de isopor – ainda não encontrei caixinhas pequenas de papelão para sorvete no varejo.