Bolo de gengibre com melado de cana

por Cozinha da Márcia

O bolo de gengibre com melado de cana é perfeito para servir como parte de uma  sobremesa. Acompanhe uma fatia grossa com uma bola com sabores como doce de leite ou baunilha. Também gosto de comê-lo com iogurte natural ou creme chantili.

Um pouco de história – muitos países na Europa e no Caribe tem um bolo de gengibre semelhante ao da receita a seguir.  Primeiro por que o gengibre chegou à Europa há muito tempo, ainda durante o Império Romano. A planta é original do sudeste asiático. Logo se disseminou, e passou a ser usado em remédios.

Desde o período das cruzadas, no século XI os europeus já conheciam o açúcar e o melado de cana. No entanto, a produção mundial só aumentou a partir do século XVII. Foi nesse período que os europeus estabeleceram enormes plantações de cana de açúcar nas Américas e no Caribe. A região começou a produzir e exportar açúcar e melado de cana em grande quantidade. Assim, os dois ingredientes, e ainda o rum, oferecidos em  maior quantidade, e também menos caros, passaram a ser usados em doces e biscoitos.

Dica – você pode plantar o seu próprio gengibre. Primeiro corte um pedaço da raiz que tiver em casa. Observe se é bem fresca, com a casca fina, e com bastante suco. Deixe apenas um ponta de molho em dois dedos de água. Aguarde novas raízes brotarem, e algumas vezes pode até nascer um broto pequeno. Nesse momento você já pode plantar a raiz em um vaso com terra e bem drenado. Ou, se tiver um quintal, plante a raiz em um canto que receba sol pela manhã.

Bolo de gengibre com melado. Foto: Marcia Zoladz

Bolo de gengibre com melado

Imprimir
Porções: 12 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 125 g de manteiga
  • 125 g de açúcar mascavo
  • 125 g de melado de cana
  • 2 colheres de sopa de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • 1 ovo batido
  • 3 cm de raiz de gengibre cortado em pedacinhos bem pequenos
  • 300 ml de leite
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Instruções

Ligue o forno baixo, 180 oC. Forre o fundo de uma forma redonda com papel manteiga. Unte com manteiga e polvilhe com uma camada fina de farinha de trigo. Eu usei uma forma de alumínio com 20 cm de diâmetro.

Derreta a manteiga no fogo bem baixo junto com o açúcar e o melado de cana. Mexa delicadamente até obter uma massa homogênea.

Aqueça o leite em uma panela pequena até ficar com a temperatura um pouco mais alta do que o corpo. Desligue o fogo e misture o bicabornato de sódio. Aguarde alguns minutos para dar tempo do bicabornato dissolver e formar bolinhas próximo à borda da panela. É uma espuminha leve, cheia de bolinhas pequenas.

Enquanto a mistura com a manteiga e a do leite esfriam um pouco, junte  a farinha, o sal, o gengibre em pó e a canela na tigela onde for bater o bolo.

Misture a gema com a clara em uma tigela pequena.

Acrescente primeiro a mistura com a manteiga na farinha, e mexa bem. Por último despeje o leite com o bicarbonato, e também os pedacinhos de gengibre. Dê uma boa misturada. Se estiver usando a batedeira aumente a velocidade e bata por um minuto.

Transfira a massa para forma, e asse o bolo por aproximadamente uma hora e quinze minutos. Abra o forno depois de uma hora, e teste a massa espetando-a com a lâmina de uma faca. Esta deverá sair seca. Se for necessário, aguarde mais alguns minutos para que termine de assar, para só então retirá-lo do forno.

Você também pode gostar