Além de macarrão, ou melhor dos tagliatelli, também aprendi a fazer nhoques – gnocchi em italiano. Eu já ensino o truque primeiro porque essa é uma das receitas que chamo de sem receita e muito bom senso. A seguir, claro, dou a receita com as medidas como me ensinaram na aula.
Porém, o mais importante é não misturar muito para os nhoques ficarem macios. A farinha de trigo e o amido da batata não devem ser apertados com muita força. Não se preocupe, os nhoques não irão desmanchar. A massa irá grudar com a proteína contida no ovo.
A porção correta para servi-los aqui na Itália é do tamanho de uma colher de servir arroz. E, pode ser uma entrada – primeiro prato como chamam aqui. Ou, é um bom acompanhamento para carnes.
Só lembrando – os nhoques também são preparados com ricota, ou só com farinha e ovo, e apenas com farinha e água. Alé, do mais, as batatas só chegaram à Itália depois da descoberta da América em 1492.
Como o explorador Cristoval Colombo chegou às terras pantanosas do Caribe, o mapa que reproduz um dos lugares onde poderia ter chegado foi ilustrado com um pequeno jacaré.
Mapa: Wikimedia Commons.