Como conservar um queijo artesanal por mais tempo

por Cozinha da Márcia

Pequenos cuidados garantem que queijos artesanais, aqueles preparados com leite cru, e podem ser de vaca, cabra ou ovelha, amadureçam seu sabor, e durem mais tempo em casa. Mas de nada adianta se não se souber como conservar o queijo artesanal.

Atualmente, vários estados brasileiros produzem queijos com leite cru, e o resultado é um produto de alta qualidade. Muitos desses estados organizaram a sua produção, e a partir dos queijos que já produziam regionalmente, regulamentaram os tipos de queijo por micro-regiões.

O Estado de Minas Gerais, por exemplo, organizou a sua produção artesanal até agora em sete micro-regiões produtoras. O Estado de Santa Catarina também assinalou quais são os tipos de queijos que produzem. E o Rio Grande do Sul tem além do queijo colonial um outro chamado de formaio – o nome é derivado de fromaggio, queijo em italiano.  Parte do estado foi colonizado pelos italianos.

Todos esses tipos de queijo continuam amadurecendo ou envelhecendo com o tempo, devido ao microorganismos vivos em sua massa. Portanto, são bem diferentes dos queijos preparados com leite pasteurizado, que não envelhecem por não terem microorganismos vivos, com isso podem ficar longos períodos nas prateleiras dos supermercados.

Os cuidados com o queijo

Ao comprar um queijo de leite cru deixe-os descansar na geladeira por alguns dias em um recipiente fechado e forrado com papel manteiga. Em seguida, corte um pedaço grande o bastante para ser consumido em alguns dias. Coloque-o ou em uma tábua ou uma tigela de madeira e cubra com papel manteiga. E cubra com um pedaço de papel manteiga, como na foto. E todos os dias, vire o queijo, deixando um lado diferente em contato com a madeira.

Prepare uma receita de biscoito com queijo artesanal – é só substituir na receita.

Ou ainda faça um prato de brócolis no vapor e queijo ralado.

 

 

Você também pode gostar