Promovendo a pesquisa em torno da uva e do vinho

por Cozinha da Márcia

Associação Brasileira de Enologia abre período para inscrições de trabalhos na 5ª Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. Prazo encerra dia 05 de abril

Desde 2009, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) vem publicando a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia (RBVE), a qual apresenta resultados de pesquisa nas áreas vitícola, enológica, vinho e saúde e no mercado de uvas e vinhos. Com periodicidade anual, a revista, em quatro edições, já apresentou 38 trabalhos inéditos, contribuindo para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais ligados à cadeia produtiva da uva e do vinho. Com inscrições abertas, a entidade agora se dedica aos preparativos da 5ª edição. Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 05 de abril, conforme as normas da RBVE disponibilizadas no site da entidade: www.enologia.org.br.

O presidente da ABE, enólogo Luciano Vian, destaca o compromisso da entidade em preencher uma lacuna existente no âmbito da pesquisa no setor. “Ao publicar a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia ampliamos nosso compromisso de promover a pesquisa e o conhecimento, contribuindo para a qualificação dos profissionais que atuam em torno dessa cadeia”. Os trabalhos podem ser escritos em português ou espanhol, devendo ser enviados em duas vias, uma em Word e outra em pdf, através do e-mail [email protected].

A principal forma de contribuição é o Artigo Científico, mas a revista também publica Nota Científica e Artigo de Revisão. O editor-chefe da RBVE, Dr. Alberto Miele, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, analisa os manuscritos antes de submetê-los à assessoria científica. Nessa análise são considerados aspectos como escopo, apresentação do artigo segundo as normas da revista, formulação do objetivo, clareza da redação, fundamentação teórica, atualização da revisão da literatura, coerência e precisão da metodologia, resultados com contribuição significativa, discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura, qualidade das tabelas e figuras, originalidade e consistência das conclusões.

Se o número de trabalhos aprovados ultrapassar a capacidade anual de publicação, será considerada a ordem cronológica de sua aprovação. Os trabalhos que não forem aceitos para publicação serão devolvidos aos autores com as justificativas dos assessores científicos.

A revista será apresentada na 21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013, que será realizada dia 28 de setembro. A publicação será distribuída entre associados, bibliotecas de cursos relacionados à área (Tecnologia em Viticultura e Enologia, Agronomia, Engenharia de Alimentos etc.) e entidades do setor vitivinícola. As quatro edições publicadas podem ser baixadas em arquivo PDF, através do site da entidade.

Forma e preparação de manuscritos

Os trabalhos enviados devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados simultaneamente a outro periódico. O texto deve ser digitado no editor de texto Microsoft Word, em espaço duplo, fonte Arial, corpo 12, folha formato A4, com margens de 2,5 cm e com páginas e linhas numeradas.

É importante que os pesquisadores atentem para a organização do artigo que deve ter a seguinte ordem: Título, Autoria, Endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Key words, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências, Tabelas e Figuras. O Artigo Científico deve ter 15 páginas, incluindo as ilustrações (tabelas e figuras), limitadas a seis. Título, Resumo e Palavras-chave devem ser vertidos fielmente para o inglês.

Comissão Organizadora

Alberto Miele, Carlos Abarzúa, Christian Bernardi, Cláudia Stefenon, Dario Crespi, Dirceu Scottá, Juliano Perin, Leocir Bottega e Luciano Vian

Comitê Editorial

Dr. Alberto Miele (Editor-Chefe), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean Pierre Rosier, Dr. Luciano Manfroi, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi

Foto: GMendes/Ibravin

Você também pode gostar