A abóbora moranga assada bem madura é um prato delicioso e muito simples de ser preparado. Ele é uma ótima opção para um lanche com as crianças ou um aperitivo coletivo, no qual cada um com vai cavando os seus nacos com a sua colher. Eu deixei na mesa um molho de óleo, pimenta e noz moscada para pingar em cima de cada colherada. Sirva a abóbora para os adultos com cerveja preta ou uma cerveja muito leve com uma fatia de limão no gargalo da garrafa.
Depois de assada a abóbora moranga adquire um sabor levemente caramelado devido à grande concentração de açúcar em sua polpa. E, por isso, nem precisa ser temperada. Basta tirar as sementes na hora de colocá-la no forno coberta com uma folha de papel alumínio. Além do mais, a abóbora moranga com aquele jeito de carruagem de Cinderela enche os olhos e enfeita a mesa!
A seguir alguns exemplos de como preparar abóboras em pratos salgados. Lembre-se que cada uma delas serve para se preparar um prato diferente. A abóbora de pescoço, que é mesmo a mais comum, é aquela que vendem em fatias grossas nas feiras. Ela é boa se preparar sopas ou um quibebe.
E tem também a abóbora italiana de casca rajada com o tamanho certo para se rechear. Fica muito saborosa com carninha moída refogada. Sem esquecer da japonesa, também chamada de cabotiá, de casca grossa e cor verde-escura, cuja polpa tem menos água. Essa pode ser assada com um fio de azeite e alecrim ou ainda servida crua cortada em tirinhas.
Procure na Internet a palavra abóbora para ver o número enorme de tipos existem. Muitos, inclusive, servem apenas como decoração. Todos são lindos e com formatos muito diferentes.