Ketchup feito em casa bem fresquinho

por Cozinha da Márcia

Prepare um molho ketchup feito em casa bem fresquinho, com bastante tomate, e ervas perfumadas como o manjerição e o tomilho.  A receita seo precisa de tomates bem maduros e macios.  O molho de ketchup feito em casa da receita a seguir pode ser preparado de acordo com o seu gosto pessoal. O  que quer dizer que a quantidade de pimenta e ervas pode variar de acordo com a disponibilidade ou o gosto pessoal de quem prepara. A quantidade de sal no entanto precisa ser pequena.

Utilize o ketchup assim que ficar pronto, ou prepare-o como uma conserva. Outra grande vantagem é que a mesma receita pode ser multiplicada ou dividida sem maiores problemas. Prepare o molho para apenas uma refeição ou em maior quantidade para o lanche de fim de tarde do domingo.

Dica –  o sabor da mostarda e da maionese compradas prontas podem ser ajustadas para servir com peixes, ou salsichas e carnes. Rale um pouco de casca de limão sobre a maionese para acompanhar o peixe, ou misture majericão picado para servir com um tira-gosto com fatias de salame.  Sirva  o hamburguer com  um molho de mostarda modificado com um pouco de pimenta do reino moída na hora.

Ketchup feito em casa. Foto: Marcia Zoladz

Ketchup feito em casa

Imprimir
Porções: 6 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 12 tomates tipo italiano muito maduros
  • 1/2 pimenta dedo-de-moça
  • suco de 2 limões sicilianos
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal integral
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
  • Folhas de manjericão fresco para temperar na hora de servir
  • Molho de pimenta para temperar na hora de servir

Instruções

Corte as pontas dos tomates, em seguida corte-os grosseiramente, e coloque-os no copo do liquidificador.

Abra a pimenta ao meio, retire o miolo e as sementes, e junte aos tomates no liquidificador apenas uma das metades.

Esprema os limões, e passe o suco por uma peneira, esse tipo de limão tem muitos caroços e eles tem gosto amargo.

Bata os tomates com a metade da pimenta e com o suco dos limões. Transfira para uma panela, e no fogo baixo ferva até a cor do molho ficar vermelho-escura, e normalmente é nesse momento que a espuma desaparece. Acrescente o vinagre, o sal e o açúcar. Cozinhe até o molho engrossar e aparecer o fundo da panela. Prove, e se quiser acrescente um pouco mais de sal. Está pronto.

Como conservar o ketchup –  Para fazer a conserva é preciso usar vidros com aquela tampa que lacra com um anel de borracha. Primeiro mergulhe-os em água fervendo ou bem quente. Espere a água esfriar um pouco, retire-os da água, seque-osao ar livre, virados para baixo para a água escorrer. Não passe um pano para não contaminá-los.

Encha os vidros quase até a borda com o ketchup. O número de vidros vai depender do tamanho vidros de conserva. Transfira os vidros fechados para uma panela bem grande com um pano de prato no fundo para que fiquem estáveis. Encha a panela com água até a altura do bocal dos vidros. Aqueça a panela no fogo baixo por aproximadamente uma hora. A água vai ferver e o calor vai expulsar o ar de  dentro dos vidros com o ketchup, deixando-os bem lacrados. Guarde-os na geladeira.

Sirva o ketchup com folhas frescas de manjericão, e se achar que a pimenta não está quente o suficiente, acompanhe com um molho de pimenta.

Você também pode gostar